Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

Grupo de Firmino Filho pensava definir chapa só em abril em condições favoráveis à candidatura de Sí


A estratégia do PSDB não previa o lançamento de uma chapa já no mês de janeiro. Muito pelo contrário: Firmino Filho e seus aliados pretendiam elastecer o máximo possível o prazo para a definição. O partido tinha a esperança de que antes das convenções condições excepcionais fossem criadas para se tornar viável a candidatura de Silvio Mendes ao Governo com o apoio de PMDB e PSB.

Os estrategistas do PSDB acreditavam que na medida em que o tempo passasse, ficaria cada vez mais claro que o nome para derrotar Wellington Dias seria o de Silvio. Criadas essas condições o apoio do governador e do PMDB poderia acontecer sem muitos traumas, mesmo que alguns setores reagissem.
Imagem: DivulgaçãoAécio Neves, Firmino Filho, Silvio Mendes, Wilson Martins, Marden Menezes, Marcelo Castro e Átila Lira(Imagem:Divulgação)Aécio Neves, Firmino Filho, Silvio Mendes, Wilson Martins, Marden Menezes, Marcelo Castro e Átila Lira
Tudo indica que Silvio Mendes, com delegação do partido para conversar, não fez o mesmo cálculo. Firmino estava viajando ao exterior e só foi contatado quando pousou no Brasil. Ai a imprensa já tinha divulgado que Mendes aceitara compor como vice de Marcelo Castro. O PSDB não pretendeu e não pretende desautorizar o seu importante quadro.

O acordo será mantido e honrado, mas assim como o vice-governador colocou algumas condicionantes, o PSDB também o fará. Começa pela questão do saneamento, da água e da mobilidade urbana. Firmino quer saber o que será feito com a Agespisa e se o governo, a exemplo do que já faz com Wilson no comando, fará com relação aos investimentos em Teresina para tirar o trânsito do caos.
Imagem: DivulgaçãoAécio Neves, Marden, Firmino e Silvio(Imagem:Divulgação)Aécio Neves, Marden, Firmino e Silvio
Preocupa também ao prefeito de Teresina a questão da saúde pública e da Educação. O PSDB quer um compromisso com investimentos altos nesses setores e que um grupo de trabalho que está sendo formado para apresentar um programa de governo inclua essas preocupações de forma clara e objetiva.

A pauta do PSDB estabelece também questões políticas. O partido quer eleger pelo menos um deputado federal e montar um palanque para Aécio Neves sem qualquer tipo de restrição à sua estratégia para viabilizar a candidatura do líder maior do partido.

Em resumo: O PSDB estabeleceu um diálogo franco e aberto com Marcelo e Wilson, mas só oficializa o acordo depois de cumpridas as condicionantes colocadas.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.