Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

Marcelo Castro e Silvio Mendes já conversavam sobre a sucessão de Wilson Martins há algum tempo


Presidente estadual do PMDB com largo trânsito em toda a classe política do Piauí, o deputado federal Marcelo Castro já tinha conversado com o ex-prefeito Silvio Mendes (PSDB) sobre a sucessão estadual em pelo menos uma ocasião anterior aos fatos que ocorreram nas últimas horas.Um dos encontros foi na fazenda do empresário Abelardo Carvalho, localizada a 18 quilômetros de Teresina, na estrada do Soinho, testemunhado pelo proprietário e pelo deputado estadual Roncalli Paulo (PSDB), primo, amigo e ex-cunhado de Castro.
Imagem: Germana Chaves / GP1Deputado Marcelo Castro(Imagem:Germana Chaves / GP1)Deputado Marcelo Castro
As conversas sempre foram acompanhadas a uma certa distância pelo prefeito Firmino Filho e pelo governador, sintonizados pela vontade de Eduardo Campos, presidente nacional do PSB e amigo pessoal da dupla. Há sinais de que o vice-governador José Filho Moraes Souza monitorava os encontros de maneira cautelosa.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Firmino Filho(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Firmino Filho
O entendimento a que aparentemente chegaram Silvio e Marcelo, é resultado, também, da ação silenciosa de vários políticos próximos aos dois, como Heráclito Fortes (PSB), Roncalli Paulo, Themístocles Filho (PMDB) e vários outros, alguns até sem mandato, que sempre recomendaram desprendimento dos nomes colocados para se alcançar uma saída lógica e viável.

A construção de uma chapa para a disputa de Governo no Piauí historicamente requer a interferência de políticos, além daqueles previamente relacionados para a disputa. Sem ouvir "gurus" não se faz nada. No caso em questão os "padrinhos" não foram apenas Wilson Martins e Firmino Filho. Um político como Silvio Mendes, por exemplo, considera importante a opinião de amigos que sequer frequentam o noticiário, o que não é exatamente o caso de Marcelo, mais inclinado a acatar opiniões de colegas bem sucedidos.
Imagem: Germana Chaves/GP1Silvio Mendes(Imagem:Germana Chaves/GP1)Silvio Mendes
Para Silvio pesa a opinião de um Heráclito Fortes mas tem importância também a de Renato Berger (PSDB), suplente de vereador de Teresina e ocupando uma modesta posição na administração de Firmino Filho. Vale muito para Silvio o que pensa o próprio empresário Abelardo Carvalho, dono da fazenda onde o ex-prefeito se encontrou pelo menos uma vez com o presidente do PMDB.

A política é assim mesmo e requer de seus adeptos muita habilidade e dom, principalmente o da conversa.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Heráclito Fortes(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Heráclito Fortes


Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1




*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.