Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

Quadrilha coloca vidas em risco ao furtar lâmpadas que iluminam pistas do aeroporto


A Polícia Federal está investigando para identificar uma quadrilha cuja ação tem colocado em risco a vida de milhares de pessoas ao furtar lâmpadas especiais de grande capacidade instaladas ao logo das pistas do aeroporto de Teresina cuja iluminação é essencial para pousos com segurança.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Aeroporto de Teresina(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Aeroporto de Teresina
As lâmpadas custam entre 300 e 400 reais a unidade e existe a suspeita de que estejam sendo p utilizadas em boates e eventos de grande porte. Há informações de que o grupo que faz o furto está baseado em bairros da zona norte, provavelmente entre o Itaperu e a Santa Maria da Codipi.

Todos os dias uma equipe de segurança da Infraero vistoria as margens das pistas do aeroporto. A ação da quadrilha não se dá todos os dias justamente para confundir a segurança. No mês passado, por duas ocasiões, os agentes da Polícia Federal tomaram conhecimento do furto e começaram o levantamento que visa identificar a quadrilha e os receptadores.

EXCLUSIVAS

Democracia, 30 anos
No dia de ontem, 15 de janeiro, o país comemorou, sem festa, 30 anos de democracia com a eleição de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral e a consequente derrubada pacífica do regime militar.

Instrumento do regime
Tancredo conseguiu se eleger utilizando um instrumento do regime militar, o Colégio Eleitoral, criado justamente para inibir e derrotar qualquer candidatura civil e democrática. Votavam os congressistas e seis delegados estaduais escolhidos pela assembleia legislativa de cada estado.

O valor de Tancredo
Tancredo Neves, que não tomaria posse, entendia que ser político significava antes de tudo recusar a violência e as atitudes radicais como forma de solução dos problemas de convivência.

Princípios
No início dos anos 80, numa entrevista num restaurante de Brasília em que se encontrava presente Heráclito Fortes e Fernando Lira, Tancredo admitiu ser pragmático e conciliador, mas irredutível em matéria de princípios.

Perde substância
O grande político, que foi protagonista da vida politica brasileira de 1945 até a sua morte, tinha convicção de que sempre que um líder transige em matéria de princípios, perdia substância, mesmo que naquele momento conseguisse algum resultado.

Atraso político
Tancredo, além de extraordinário politico, era intelectual. Dizia que o principal problema do Brasil era o atraso na modernização política.

Perspicácia
Maquiavel, o pensador político italiano afirmava que ao grande líder não podia faltar a capacidade de perceber a direção dos movimentos sociais, o rumo das mudanças politicas e econômicas. Tancredo era assim.

Estadista
A importância desse mineiro de São João Del Rey para a democracia brasileira precisa chegar ao conhecimento da juventude. Talvez assim o Brasil possa ter de novo no seu cenário nomes de grandeza, habilidade, princípios e inteligência, que possam enfim, ser chamados de estadistas.

Comprador de uísque
Sujeito que costumava utilizar o celular do chefe para ridicularizar os próprios aliados, parece continuar a exercer influência negativa junto ao padrinho: foi visto bem mais gordo e com a mesma cara de bajulador, deixando um supermercado da zona leste com o carrinho cheio de caixas de Old Parr.

Oposição
Rodrigo Martins disse ontem que vai tratar com o maior respeito tanto Dilma como Wellington Dias, mas ficará na oposição aos dois.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.