Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

Governo reajusta contribuição do Plamta para 50% na urgência


A presidente do Conselho Fiscal Deliberativo do Iaspi/-Saúde/Plamta, Daniele Amorim Aita, assinou resolução nº 20/2015 que estabelece que a contribuição dos beneficiários diretos e indiretos do Plamta fica reajustada em 15% (quinze por cento), com efeitos retroativos a partir de 1º de setembro de 2015. Ainda segundo a resolução, a urgência e emergência terá uma coparticipação dos beneficiários diretos e indiretos no montante de 50% (cinquenta por cento) pelos serviços médicos, hospitalares efetivamente utilizados, também com efeito retroativo a partir de 1º de setembro de 2015.

A resolução foi homologada pelo governador Wellington Dias no dia 2 de outubro e foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (14).

Ouvido, na noite desta quinta-feira (15), assessor do Palácio de Karnak, que preferiu não se identificar, disse que o procedimento é legal e não precisava passar pela Assembleia Legislativa.

Confira abaixo a resolução
Imagem: GP1Governo reajusta contribuição do Plamta(Imagem:GP1)Governo reajusta contribuição do Plamta
Imagem: GP1Governo reajusta contribuição do Plamta(Imagem:GP1)Governo reajusta contribuição do Plamta


EXCLUSIVAS


Deputados reagem a Merlong
Imagem: Lucas Dias/GP1Merlong Solano(Imagem:Lucas Dias/GP1)Merlong Solano
Deputados estaduais se preparam para reagir a proposta que teria sido feita ao governador Wellington Dias pelo secretário de Governo, Merlong Solano, de liberar até o final deste ano apenas R$ 400 mil de emenda impositiva para cada um, o que significa pouco mais de 30 por cento do valor a que tem direito, que é de R$ l milhão 200 mil.

Triste ideia
"Essa triste ideia é do Merlong", disse, irritado, ontem pela manhã, um deputado estadual enquanto conversava com mais três colegas, que também fizeram comentários não muito favoráveis ao secretário de Governo.

O que é
As emendas impositivas são previstas no orçamento do Estado e representam verbas que obrigatoriamente devem ser repassadas por indicação dos parlamentares para a realização de obras de interesse da população.

Democrática
A emenda impositiva é um instrumento altamente democrático que contempla todos os deputados estaduais sem distinção partidária, para que possam destinar os recursos para as áreas que representam.

Populares xingam bancários em filas de caixas eletrônicos
Imagem: Brunno Suênio/GP1Greve dos Bancários no Piauí(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Greve dos Bancários no Piauí
A revolta com os bancários era grande, às 15h30min, desta quinta-feira (15), numa enorme fila formada para os caixas eletrônicos na agência da Caixa Econômica Federal da avenida Kenkedy, principalmente depois que alggém gritou que "essa máquina aqui não tem dinheiro".

Privilegiados
Enfurecidos, populares pronunciavam palavras impublicáveis, dizendo que "esse pessoal da Caixa e do Banco do Brasil faz tudo isso porque sabe que não pode ser demitido".

E ainda tem férias?
Imagem: Brunno Suênio/GP1Greve dos bancários(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Greve dos bancários
Todo ano os bancários cumprem rigorosamente um calendário de greve. Passam mais ou menos um mês em greve e ainda tem direito a férias.

Tem mais gente

No início da tarde desta quinta-fira, em bem frequentado restaurante da zona leste de Teresina, dois donos de loja de automóveis chamaram este repórter a um canto e foram logo dizendo que "você tem fama de que não entrega fonte nem sob tortura e por isso vamos lhe dar uma dica: tem gente acima do tal de Roberto no negócio das Mercedes".

Coluna tinha revelado
Esta coluna revelou há alguns dias que Roberto Alber, sugerido como mentor do "estouro das Mercedes", podia ser um "executivo" da quadrilha, operacional de um grupo muito mais organizado do que aparentava.

Justiça manda demolir 14 quiosques
A Justiça Federal mandou demolir 14 quiosques onde igual número de famílias exploravam a venda de produtos à margem da BR na entrada da cidade de Paulistana.

Deputada culpa prefeito
Imagem: DivulgaçãoPrefeito Gilberto José(Imagem:Divulgação)Prefeito Gilberto José
A deputada Liziê Coelho (PTB) culpa o prefeito de Paulistana, Gilberto José, pela decisão da Justiça cujo processo tramitou por um ano, correndo à revelia porque o prefeito fez ouvidos moucos dos avisos.

Descaracterizados
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Deputada Liziê Coelho(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Deputada Liziê Coelho
Liziê Coelho disse que a Justiça notificou a Prefeitura de Paulistana por ter tirado as coberturas de palha dos quiosques para colocar telha, descaracterizando os pontos comerciais, que passaram a ser vistos como construções à margem da BR.

Segredo de Justiça
Está guardado sob segredo de Justiça (não se sabe por que) o depoimento de rebento de importante político durante a investigação sobre o assassinato do travesti Makelly Castro.

"Sou inocente"
Imagem: montagem/ GP1 Luis Antunes e Makelly Castro (Imagem:montagem/ GP1 )Luis Antunes e Makelly Castro 
Enquanto isso, dentro do presídio, segundo afirma o advogado Marcos Vinicios Brito, o professor universitário Luis Antunes diz todos os dias que não cometeu o crime pelo qual está preso.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.