Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

Evaldo Gomes procura Wilson Martins e pede apoio para sua candidatura a prefeito


O deputado Evaldo Gomes, presidente estadual do PTC, procurou o ex-governador Wilson Martins, presidente estadual do PSB, no início da tarde da última quinta-feira (29), e pediu apoio para sua candidatura a prefeito de Teresina, sugerindo uma composiçãso porque "eu tenho certeza de que vou me eleger".

Evaldo Gomes disse que a sua candidatura, pela últimas pesquisas, começou a entrar na faixa dos que podem crescer bastante na corrida pela Prefeitura de Teresina. Wilson sugeriu uma conversa mais demorada depois de elogiar o "espírito de luta" do parlamentar.
Imagem: Lucas Dias/GP1Evaldo Gomes(Imagem:Lucas Dias/GP1)Evaldo Gomes


Exclusivas


Lembranças de 2012
Durante a conversa que teve com Wilson Martins, o deputado Evaldo Gomes lembrou a participação do PSB na eleição do primeiro turno de 2012, quando lançou candidato o apresentador Beto Rego, que na sua opinião foi bem votado.

Imagem: Lucas Dias/GP1Wilson Martins (Imagem:Lucas Dias/GP1)Wilson Martins 

Tributo a Lucídio Portella
O médico Lucídio Portella foi um político austero, correto e realizador cuja passagem pelo Palácio de Karnak e pelo Senado da República mostrou que é possível exercer um mandato sem utilizá-lo em benefício próprio.

Estrategista
Os chamados "arroubos" de Lucídio davam uma falsa idéia de que não era estrategista como o irmão Petrônio, um gênio da atividade política. Lucídio era estrategista sim. Percebia a atmosfera e agia na hora certa.

Manobra
Na eleição de 1982, quando comandou a candidatura de Hugo Napoleão, percebeu que precisava bater em Alberto Silva para "enquadrar" as lideranças do interior, na sua grande maioria ligadas ao Governo. Por isso, sugerindo que ficar contra o Governo não daria futuro para prefeitos e vereadores, conseguiu uma vitória com mais de 100 mil votos, como dizia sempre que dava entrevistas.

Vitória esmagadora 
Lucídio sabia que a vitória de Alberto Silva em Teresina seria esmagadora, mas a capital não representava mais do que 20 por cento dos votos do Estado. Era preciso avançar um pouquinho em Teresina e aniquilar o adversário no interior.

Imagem: DivulgaçãoEx-governador Lucídio Portella(Imagem:Divulgação)Ex-governador Lucídio Portella

Flexível
Os anos começaram a mostrar um Lucídio flexível, principalmente depois que rompeu com Hugo Napoleão, que apoiara com mão de ferro em novembro de 1982. Por isso avançou e aceitou a aproximação com Alberto Silva, de quem saiu candidato a vice-governador em 1986, derrotando Freitas Neto com uma margem pequena de votos.

Temido
Lucídio era mais temido do que querido. Assim passou a faixa para Hugo Napoleão, pegou um avião com a mulher e passou quase seis meses fora do Estado. No dia em que retornou uma multidão impressionante de políticos estava no aeroporto de Teresina.

Uma festa
Tinha tanta gente no retorno de Lucídio Portella que parecia a chegada da seleção brasileira depois de vencer a copa. No aeroporto de Teresina estava um sufoco, lembrando muito um ônibus lotado.

Homenagem ao chefe
Lucídio quase não consegue atravessar o hall do aeroporto de Teresina de tanta gente querendo abraçá-lo e gritando o seu nome. Todos queriam que soubesse que estavam ali para render homenagem ao chefe.

O medo do deputado
Um deputado estadual da época que ainda hoje frequenta todos os governos, estava viajando e ficou com tanto medo que Lucídio pensasse que ele não estava no aeroporto por não reconhecer sua liderança, que no outro dia mandou um telegrama para o ex-governador explicando os motivos pelos quais não havia comparecido.

Sem perigo de saber
O aeroporto de Teresina estava tão lotado que não havia a menor condição de Lucídio saber se o deputado tinha comparecido ou não, mas o parlamentar não confiou e, via das dúvidas, mandou o telegrama.

Mais passagens
Ao longo desta semana narrarei passagens que acompanhei como repórter nos primeiros anos de carreira. Fatos que testemunhei, muitos deles ao lado do jornalista Chico Viana, protagonizados pelo governador que construiu muitos conjuntos habitacionais em Teresina. É só esperar um pouco.

Fernando que construção de mercado no Poty
O deputado Fernando Monteiro ( PTB ) entrou de cabeça na luta pela construção de um "mercado do peixe" no bairro Poty Velho, tradicional ponto de pescadores de Teresina.

Imagem: Germana Chaves / GP1Deputado Fernando Monteiro (Imagem:Germana Chaves / GP1)Deputado Fernando Monteiro 

Na calçada
Fernando Monteiro disse que atualmente os pescadores, que lutam para sustentar suas famílias do produto que conseguem no rio, estão sem um local adequado para expor o peixe, que fica na calçada fato que causa o afastamento dos fregueses.

Ideia para Wellington
A solicitação para a construção de um mercado para a venda de peixe foi feita ao governador Wellington Dias e foi vista como "uma excelente idéia".

Ricardo silencia
Informado de que alguns colegas criticavam a "boca pequena" a aproximação de Wellington com alguns oposicionistas, o presidente da Engerpi, Ricardo Pontes, deu um sorriso, mas não procurou saber quem são.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.