Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

Posse de Mainha na Câmara Federal reduz a bancada nacional do PT e preocupa direção do partido


Uma eventual posse do ex-prefeito José Maia Filho, terceiro suplente de deputado federal da coligação que elegeu Wellington Dias, governador do Estado, reduzirá a bancada nacional do Partido dos Trabalhadores na Câmara Federal de 69 para 68 deputados federais, o que causa muita preocupação à direção do partido. Atualmente, ocupando o espaço de Rejane Dias, que se licenciou para assumir a Secretaria de Educação do Estado, é o segundo suplente da coligação, Merlong Solano, que está prestes a voltar para as funções de Secretário de Governo, abrindo vaga para Mainha.
Imagem: Lucas Dias/GP1Suplente Mainha(Imagem:Lucas Dias/GP1)Mainha
No Piauí o Partido dos Trabalhadores elegeu dois deputados federais entre os cinco da coligação: Rejane Dias, a mais votada em todo o Estado, e Assis Carvalho. A nível nacional o PT elegeu 69 deputados federais, 19 a menos em relação à legislação passada.

Petistas piauienses que defendem a linha do enfrentamento com a oposição como saída para a crise em que vive o partido a nível nacional, trabalharão até o último minuto para que o segundo suplente de deputado federal no exercício do mandato, Merlong Solano, permaneça na Câmara Federal, sob o argumento de que ele se revelou um "bom combatente" no plenário da casa, utilizando a tribuna sempre que teve oportunidade para defender os princípios partidários. Querem evitar ainda que José Maia Filho, o Mainha, que é do Solidariedade, partido que tem atacado a presidente Dilma, assuma uma cadeira que pertence ao PT.

Esse grupo de petistas entende que mesmo fazendo parte da base do Governo Wellington Dias, Mainha, como deputado federal, não terá condições de ficar contra o seu partido no caso, por exemplo, de eventual fechamento de questão contra matéria cuja aprovação seja fundamental para o Governo.

EXCLUSIVAS


Heroi nacional
O ex-presidente José Sarney disse mais uma coisa certa ao falar no dia do aniversário de morte de Tancredo Neves, 21 de abril: "Tancredo saiu da faixa do grande estadista para a de herói nacional".

Coragem
Um grande líder nacional precisa ter coragem pessoal, também. E isso Tancredo tinha. A história registrava a sua participação em momentos turbulentos da vida nacional, como a crise que precedeu o suicídio de Getúlio Vargas e o golpe militar. Nas duas ocasiões se manteve com dignidade e altivez.

Além do tempo
Tancredo era um homem que estava muito além do seu tempo. Em Minas Gerais existe um memorial em que é possível ouvir uma entrevista que ele concedeu a duas pesquisadoras que revelam o seu extraordinário dom de se antecipar aos fatos políticos.

Líder do povo
Quem teria coragem de renunciar a mais de dois anos de mandato de governador de um estado como Minas Gerais para disputar uma eleição de presidente da República num colégio eleitoral marcadamente conservador e sob influência o regime militar Tancredo teve e ganhou! Fez tudo isso porque era um verdadeiro líder, aquele que entende que a sua missão mais importante é conduzir o seu povo para uma situação melhor.

Seleto grupo
Foi ampliado recentemente o restrito grupo de proprietários de King Air, verdadeira "máquina voadora" que era o sonho de consumo de um politico que meteu os pés pelas mãos quando chegou ao poder não faz muito tempo.

Quatro laranjas
Preterido no círculo de poder que se formou em passado não muito distante, ex-assessor confidenciou em recente comemoração de aniversário que são quatro os laranjas de seu ex-chefe.

"Tô fora"
A revelação do ex-assessor foi feita depois de algumas doses de bom uísque mas quando alguém quis saber os nomes dos quatro laranjas, ele "ficou bom da bebedeira" e respondeu: "Tô fora!"

"Chutando" nomes

Os participantes da roda em que o ex-assessor fez as revelações, começaram a "chutar" alguns nomes, um pouco mais de 10 mas o preterido, talvez sentindo o perigo, não abriu o jogo.

Voto distrital
Pode ser votado nesta quarta-feira na Comissão de Constituição e Justiça, projeto do senador José Serra (PSDB) que institui o voto distrital para vereador nas cidades com mais de 200 mil eleitores. Pelo projeto, serão criados distritos correspondentes ao número de vereadores da câmara de cada município. Cada distrito elegeria um vereador por maioria simples, 50 por cento mais um.

Quase dentro
Imagem: Brunno Suênio/GP1Osmar Júnior(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Osmar Júnior
Amigo do governador Wellington Dias confidencia para a coluna sob promessa de anonimato que o ex-deputado federal Osmar Junior, que apoiou Zé Filho na última eleição, está "quase dentro" do Governo.

HUT é escândalo

O Hospital de Urgência de Teresina continua um verdadeiro escândalo. É um local de triste história onde as pessoas ficam nos corredores ensanguentadas como se estivessem a caminho de um abatedouro.

Sem desculpas

A imprensa não pode embarcar nessa desculpa esfarrapada de que o Hospital de Urgência atende pessoas do Maranhão. Em São Luis o pronto socorro também atende piauienses; no Rio de Janeiro, também; São Paulo, idem.

Penalizados
Mais cedo ou mais tarde alguém terá de ser responsabilizado pelo número de mortes que acontece no Hospital de Urgência de Teresina porque não há vagas para as pessoas receberem atendimento.

Caso revoltante

Na sexta-feira da semana passada, a professora do município de Miguel Alves Alcioneide Alves Barbosa de Moura, sofreu um acidente de moto no povoado Angelim. Levada para o hospital local foi constatada a gravidade e a falta de condições de atendimento. Encaminhada para Teresina ficou horas na porta do HUT e não foi atendida.

Agonia
Agonizando com uma coxa quebrada e ferimentos pelo corpo, a professora foi levada para um alojamento de um sindicato no centro de Teresina até aparecer uma vaga. A professora passou toda a noite de sexta, o dia de sábado, o de domingo e só recebeu algum atendimento na manhã de segunda-feira. Isso é um crime!

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.