Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

Firmino Filho toma iniciativa de se reaproximar do deputado Marden Menezes


Afastados desde o processo de articulação que antecedeu a eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa, quando divergiram e o clima ficou tenso entre os dois, Firmino Filho tomou a iniciativa de se reaproximar de Marden Menezes, no último sábado, quando, ao cruzar com o deputado na entrada do auditorio da Associação Comercial do Piauí, por ocasião da convenção do PSDB para renovação da diretoria municipal, pegou no seu braço e disse: "vamos tirar uma foto juntos".
Imagem: Efrém RibeiroMarden Menezes e Firmino Filho(Imagem:Efrém Ribeiro)Marden Menezes e Firmino Filho
Os dois estavam sem se falar desde quando Marden Menezes não concordou em apoiar o candidato de Firmino à presidência da Assembléia, deputado Fábio Novo, do Partido dos Trabalhadores. Depois da eleição, pessoas próximas a Firmino espalharam dentro do PSDB que o prefeito de Teresina não queria a recondução de Menezes a presidência do PSDB estadual. Chegaram a anunciar que o candidato de Firmino seria o seu secretário de Governo e tio, Charles Silveira.

EXCLUSIVAS

Bom sinal
A iniciativa de Firmino de procurar Marden Menezes para registrar uma reaproximação é um bom sinal para o prefeito, que nos ultimos seis meses patrocinou uma série de equívocos políticos.

O maior equívoco
O maior equívoco dos últimos meses foi Firmino ter entrado de cabeça na eleição da Assembléia, patrocinando reuniões de apoio a seu candidato e até exigindo que os três parlamentares do PSDB (Luciano Nunes, Firmino Paulo e Marden) votassem de acordo com a sua vontade.

Dois votos
Luciano Nunes Filho (que acabou saindo arranhado politicamente do episódio) e Firmino Paulo, sobrinho do prefeito, seguiram a orientação, mas Marden se insurgiu porque não quieria votar num candidato do PT, afirmando que não tinha nada contra Fábio Novo.

Derrota
O envolvimento do prefeito foi tão grande que depois da eleição foi considerado o maior derrotado, com muita gente esquecendo o fato de Wellington Dias também ter perdido a eleição.

Fortalecido
O episódio fortaleceu Marden Menezes politicamente e popularmente e  ficou marcante entre o presidente do diretório estadual do PSDB e o prefeito.

Direito de ter
Observadores da cena politica comentaram que Firmino tinha todo o direito de ter candidato, afinal de contas Fábio Novo sempre foi um bom nome, os dois são amigos, mas o desgaste,foi em função da maneira como conduziu sua preferência.

Manobra inteligente
Reaproximar-se de Marden Menezes neste momento é uma manobra inteligente de Firmino Filho. Afinal de contas integrantes do PSDB e populares não entendiam, na época, o fato de Firmino querer evitar que o correligionário votasse em Themístocles Filho, como acabou acontecendo, para não apoiar um candidato do PT.

Sabedoria
Observadores da cena atual comentaram ontem com este jornalista que manobra mais sábia ainda do prefeito seria voltar atrás e apoiar a recondução de Marden à presidência do PSDB estadual, evitando uma disputa interna traumática que só lhe trará prejuizos.

Olhar atravessado
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Elmano Férrer (Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Elmano Férrer
Alguns petistas "olharam atravessados" quando tomaram conhecimento de que o senador Elmano Férrer cancelara até compromissos em Teresina para comparecer à posse do novo presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) Marcos Holanda, sexta-feira, às 15 horas, em Fortaleza, indicado pelo senador do PMDB Eunicio Oliveira.

Desconfiados
Esses petistas desconfiam que Elmano, cearense de Lavras da Mangabeira, com parentes politicos em Fortaleza ligados ao senador Eunicio Oliveira, responsável pela nomeação de Marcos Holanda, pode ter ficado em cima do muro no processo de "fritura" de Nelson Souza, piauiense que dirigia o BNB, demitido oficialmente pela presidente da República no dia 30 de abril passado.

Cota do PT do Senado
Os mesmos petistas ficam mais desconfiados ainda quando têm conhecimento de que Nelson de Souza presidia o Banco do Nordeste do Brasil por indicação do PT do Senado, onde Wellington Dias estabeleceu um bom trânsito quando exercia o mandato de senador.

Puxão de orelha
Imagem: Divulgação Vereador Inácio Carvalho (PP)(Imagem:Divulgação )Vereador Inácio Carvalho (PP)
A direção do PP estuda uma maneira de pedir ao vereador Inácio Carvalho, membro do partido, que poupe mais o prefeito Firmino Filho, aliado oficial da agremiação. Inácio não tem perdido oportunidade de mostrar falhas da administração municipal.

Intocável
Imagem: GP1Gustavo Medeiros, prefeito de União(Imagem:Amanda Nolêto/ GP1)Gustavo Medeiros, prefeito de União
Filho do honrado e leal ex-governador José Raimundo Bona Medeiros, o prefeito de União, Gustavo Medeiros, ainda não descobriu que homens públicos são sujeitos a críticas.

Numa "peinha"
Imagem: Lucas Dias/GP1Secretário Daniel Oliveira(Imagem:Lucas Dias/GP1)Secretário Daniel Oliveira
Um assessor de Wellington Dias informa a este modesto repórter, com pedido de reserva, é claro, que o secretário de Justiça do Estado, Daniel Oliveira, "está numa peinha de nada para cair".

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.