Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

O grito de dor da menina de Castelo do Piauí será o símbolo da revolta dos que abominam a barbárie


Tributo a Danielly

Imagem: Reprodução/FacebookDanielly Rodrigues(Imagem:Reprodução/Facebook)Danielly Rodrigues

A torcida do Baixada Futebol Clube, de Castelo do Piauí, não será mais a mesma daqui para frente. A sua mais fanática e entusiasmada integrante, que também pode ser comparada a uma pétala, foi obrigada, pela intolerância e pela barbárie, a desfalcar o coro que gostava de puxar diante das jogadas dos seus habilidosos atletas. Pouco antes das 18 horas de ontem, vencida pelas dores agudas com as quais foi retirada da encosta do "Morro do Garrote", Danielly Rodrigues, que despontava para a vida aos seus 17 anos, emudeceu definitivamente muito embora o seu grito continue ecoando num imenso vale que vai desde as cercanias de sua terra às redondezas daqueles que a tudo assistem sem se indignar.

Os alunos da Unidade Escolar Francisco Sales Martins precisarão de muito tempo para esquecer, se é que vão conseguir, aquele belo sorriso de menina boa e bem intencionada cujas perspectivas de sucesso ficavam claras na sua própria maneira de ser e de se engajar. Danielly foi vítima de uma ignomínia que teima em ser subestimada pela insensibilidade dos que, um dia, mais cedo ou mais tarde, serão rigorosamente punidos por sua omissão.

O sacrifício de quantas daniellys será necessário para retirar da inércia e da indiferença os que costumam se adaptar com a situação sempre que o sofrimento e a dor batem à porta dos outros?

A menina de Castelo foi vítima de um ambiente que ela e suas três amigas nunca ajudaram a criar. Pelo contrário, com seu comportamento cheio de vida e sempre dispostas a contribuir com algo que engrandecesse a comunidade em que viviam, são protagonistas de relacionamentos saudáveis no meio de seres humanos que têm respeito pelos outros.

Fui a Castelo do Piauí na terça-feira passada para procurar mostrar o tamanho do crime cometido ali. Mais de três décadas depois de ter feito a primeira reportagem e de ter visto muitas coisas na esteira dessa experiência, cheguei em casa e, no meio do texto que preparava para a TV Antena 10, parei e chorei. Foram lágrimas de dor, de indignação e de solidariedade. As mesmas lágrimas que as pessoas verdadeiramente humanas certamente estão derramando porque não querem nunca mais que outras daniellys sejam sacrificadas.

EXCLUSIVAS

Como na guerra
Na segunda Grande Guerra o general Alemão Erwim Rommel ficou mundialmente conhecido como a "Raposa do Deserto". Estratégico, astucioso num combate na África do Norte fez os tanques ingleses consumirem todo seu combustível para depois atacar dando a impressão que estava numa área muito distante. Longe de ser um Rommel, o responsável pela compra de combustível da Prefeitura de Porto, no Baixo Parnaíba, deve ter lido alguma coisa sobre o general e fez o caminho contrário.

Combustível distante
A Secretaria de Administração de Porto faz o contrário de Rommel, que obrigou os adversários a gastar todo o combustível. Ao comprar gasolina em Teresina para viaturas que pelo menos em tese deveriam circular a 170 quilômetros de distância, o secretário pouco se preocupa com as próprias reservas.

Abastece em Teresina
Sediada a 170 quilômetros de Teresina, no mínimo duas horas de viagem em velocidade regular, a prefeitura municipal de Porto compra combustível para seus veículos, "ou carros dos secretários", em Teresina, segundo denúncia feita ontem pela vereadora Girlane Rego (PMDB) que está concluindo levantamento sobre irregularidades na gestão do município.

Mais de cem mil
No mês de agosto de 2014, segundo levantamento da vereadora Girlane Rego a prefeitura pagou R$ 100 mil 999 ao "Comercio Carvalho LTDA", localizado no bairro Vermelha, em Teresina, de combustível.

Laticínios em São João
O empresário Lúcio Dias, depois de quatro anos, está reabrindo uma fábrica de laticínios em São João do Piauí.

Leite Bom
A fábrica de laticínios tem o nome de "Leite Bom" e deverá voltar a funcionar com força total, segundo fonte próxima ao empresário Lúcio Dias, que já é proprietário de um posto de gasolina em São João do Piauí.

Landim candidato
O nome forte das oposições em São João do Piauí para disputar a eleição do próximo ano é o do ex-deputado estadual Paulo Henrique Paes Landim, irmão do deputado federal José Francisco Paes Landim, do PTB.

Promotor só dois dias
Populares residentes em Porto reclamam que a promotora do município, Áurea Madruga, só despacha dois dias da semana no município.

Chega na terça
Os populares informam que tem muita coisa atrasada em Porto. A promotora, segundo revelam, chega na terça-feira ao meio dia e despacha quarta e quinta. Pelo menos dorme na cidade, ao contrário de uma colega que trabalhava na cidade de Nossa Senhora dos Remédios, bem pertinho que não dormia na cidade.

Licença
Nos dias de hoje a promotora de Porto está de licença médica, mas seu retorno é aguardado para breve para dar encaminhado a algumas denúncias que foram feitas contra gestores e ex-gestores.

É governo e pronto
Imagem: Lucas Dias/GP1Átila Lira(Imagem:Lucas Dias/GP1)Átila Lira
Com relação a seu futuro o deputado federal Átila Lira só tem certeza de uma coisa: quer e vai ser governo a qualquer custo. O partido? Isso é o de menos, segundo um de seus amigos mais próximos.

Baia não quer PSB

Imagem: DivulgaçãoPresidente do Sinduscon, André Baía (Imagem:Divulgação)André Baía
Fonte próxima ao empresário André Baia afirma que ele não quer se filiar ao PSB, mas deverá ingressar num partido dentro dos próximos dias, muito provavelmente um que apoie o Governo.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.