Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

PMDB do Piauí assina documento que pede para romper com Dilma


O diretório estadual do PMDB do Piauí assinou requerimento à executiva nacional do partido, pedindo a antecipação para o proximo dia 29, da reunião que decidirá o afastamento em definitivo da agremiação do Governo Dilma. O pleito foi acatado pelo presidente nacional, Michel Temer, que confirmou a data da reunião, a ser realizada no plenário 2 das comissões da Câmara Federal, às 16 horas.

Outros onze diretórios assinaram o pedido de antecipação juntamente com o Piauí: Santa Catarina, Espirito Santo, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia, Distrito Federal, Acre, Maranhão, Bahia, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Tocantins.

Convocação de Michel Temer
Imagem: DivulgaçãoConvocação do Diretório Nacional do PMDB(Imagem:Divulgação)Convocação do Diretório Nacional do PMDB

EXCLUSIVAS

Marcelo Castro está fora
Imagem: DivulgaçãoMarcelo Castro(Imagem:Divulgação)Marcelo Castro
A assinatura de João Henrique de Almeida Souza no documento do PMDB do Piauí, que pede a antecipação para o dia 29 deste mês da reunião para oficializar o rompimento com o Governo de Dilma Rousseff, significa que Marcelo Castro, presidente do diretório do partido licenciado, está fora.

Respaldo de Temer
João Henrique de Almeida Souza, presidente interino do PMDB do Piauí, jamais assinaria o documento se não tivesse o respaldo do presidente Michel Temer, de quem é amigo pessoal.

Destituído
Imagem: GP1João Henrique Sousa(Imagem:GP1)João Henrique Souza
Na hipótese de Marcelo Castro reclamar da posição de João Henrique, não há dúvidas de que o diretório nacional destituirá a direção local eleita há alguns meses e formará uma provisória com João Henrique como presidente e demais componentes alinhados com a orientação nacional do partido.

Divergiu de Temer
Ao aceitar o Ministério da Saúde por indicação dos Picciani, família de caciques políticos do Rio de Janeiro, divergindo de Michel, Marcelo Castro assinou a sua ficha de desfiliação do PMDB.

Trabalhou contra
Como se não bastasse a divergência, Marcelo Castro trabalhou contra o candidato de Temer à liderança do partido na Câmara Federal, chegando a deixar o ministério por algumas horas, exclusivamente para votar contra a orientação do presidente nacional.

Sem perdão
Imagem: Lucas Dias/GP1Vice-presidente,Michel Temer(Imagem:Lucas Dias/GP1)Vice-presidente, Michel Temer
Os políticos alinhados com o vice-presidente da República no Piauí sabem que Marcelo Castro está fora. Michel Temer não o perdoa.

Deixar sangrar

A idéia do diretório nacional é destituir Marcelo Castro se ele tentar reassumir o partido, mas não expulsá-lo para não lhe dar motivos para mudar sem incômodos. Marcelo ficaria "escanteado" até resolver sair.

Apoio do diretório do Maranhão é significativo
Imagem: André Dusek/AEJosé Sarney (Imagem:André Dusek/AE)José Sarney
Na convocação de Michel Temer para o dia 29 está escrito que o diretório do PMDB do Maranhão é signatário do requerimento para antecipação da reunião de rompimento. O diretório é composto de amigos do ex-presidente José Sarney.

Antecipação
Os leitores desta coluna sabem que que no início da semana passada noticiei que amigos do ex-presidente Sarney estavam dizendo em rodas políticas de São Luis que o líder havia desembarcado do Governo Dilma.

Em São Luis
Conversei por telefone. na noite da última sexta-feira, e jantei com um deputado estadual do Maranhão, que estava em São Luis num restaurante frequentado por políticos onde a maioria falava que José Sarney "entende que dificilmente Dilma seguirá no mandato".

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.