Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

Wellington sonda Flávio Nogueira para substituir Merlong no Governo


Pensando em fazer algumas alterações no seu quadro de auxiliares depois da votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff, o governador Wellington Dias, conversou com o presidente do PDT no Piauí, Flávio Nogueira, que deixou o lugar que assumira de Marcelo Castro na Câmara Federal recentemente, para ser o novo secretário de Governo, em substituição a Merlong Solano.
Imagem: Lucas Dias/GP1Flavio Nogueira(Imagem:Lucas Dias/GP1)Flavio Nogueira
Wellington busca para a secretaria de Governo "um político mais maleável", segundo análise de um deputado estadual da base governista, que fez o seguinte comentário: "Wellington quer na Secretaria de Governo alguém que não jogue mais lenha na fogueira política".

EXCLUSIVAS

Engenharia política
Imagem: Lucas Dias/GP1Flávio Nogueira Júnior(Imagem:Lucas Dias/GP1)Flávio Nogueira Júnior
Para levar Flávio Nogueira (o pai) para a Secretaria de Governo, Wellington precisa fazer uma engenharia política. O filho do presidente do PDT, Flávio Nogueira Júnior, é deputado estadual e secretário de Turismo do Estado, lugar que assumiu quando o pai foi para a Câmara Federal, ocupar a vaga deixada por Marcelo Castro ao assumir o Ministério da Saúde.

Duas secretarias
Dificilmente o governador deixaria duas secretarias de Estado sob o comando de pai e filho. Nesse caso, Flávio Júnior deixaria a Secretaria de Turismo, que poderia ser ocupada por algum deputado estadual, preservando na Assembléia Legislativa Belê Medeiros, sobrinha favorita de Gil Paraibano, fortíssimo candidato a prefeito de Picos.

Folha de São Paulo confirma informação desta coluna
Há pouco mais de 15 dias esta coluna deu um "furo" nacional: divulgou encontro de Marcus Vinicius Furtado Coelho, com o vice-presidente Michel Temer, no qual Michel teria sondado o advogado maranhense formado no Piauí para ser o advogado geral da União.

Estratégia
Por estratégia, Marcus Vinicius mandou uma curta e atenciosa carta a este repórter, negando o encontro com o vice-presidente da República.

Confirmação
Agora vem a Folha de São Paulo, mais de 15 dias depois, na sua coluna Painel, e confirma a sondagem a Vinicius.

São João dos Patos
Marcus Vinicius nasceu na região maranhense de São João dos Patos, mas desde o segundo grau, estudou no Piauí, formando-se em Direito na Universidade Federal do Piauí.

Advogado do PT
Marcus Vinicius Furtado Coelho começou advogando para o Partido dos Trabalhadores no Piauí, ligado ao ex-deputado Nazareno Fonteles, a quem apoiou para deputado estadual na eleição de 1990.

Projeção
Poucos anos depois Macus Vinicius se projetou como advogado e galgou posição de destaque quando advogou para Hugo Napoleão, conseguindo a cassação do então governador Francisco de Assis Moraes Souza, o Mão Santa.

Presidência da OAB
Depois de ocupar cargos importantes como o de procurador geral do Estado, no Governo de Hugo Napoleão e de ter conseguido a cassação de Mão Santa, conseguiu projeção nacional e chegou à presidência nacional da Ordem dos Advogados do Brasil.

"Políticos defeituosos"
Imagem: Lucas Dias/GP1Robert Rios(Imagem:Lucas Dias/GP1)Robert Rios
Pérola pronunciada pelo deputado Robert Rios, no último final de semana: "no Piauí têm muitos políticos defeituosos".

Discurso de candidato velho
Imagem: Lucas Dias/GP1Amadeu Campos(Imagem:Lucas Dias/GP1)Amadeu Campos
O deputado Robert Rios criticou a maneira como o apresentador Amadeu Campos entrou para a política: "ele poderia ser mais vigoroso, mas entrou com um discurso de candidato velho, viciado".

"Queimado" com deputados
Deputados estaduais, inclusive alguns da base do Governo, acham que a Secretaria de Governo do Estado não é o melhor lugar para Merlong Solano.



*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.