Fechar
Colunista Herbert Sousa (in memory)
GP1

Engenheiro diz que galeria clandestina da Sustentare contaminou muitas pessoas


O engenheiro ambiental Francisco Vieira, que trabalhou durante um ano e meio na empresa Sustentare, antiga Qualix, denunciou ao jornal Folha do Estado da Bahia, que muitas pessoas devem ter desenvolvido diversas doenças em conseqüência da exposição a que foram submetidas por elementos tóxicos oriundos do chorume de um lixão em Feira de Santana controlado pela empresa, que chegou a fazer uma tubulação clandestina no local.
Essa empresa continua prestando serviços de coleta do lixo domiciliar em Teresina.

Segundo investigações de engenheiros ambientais e entidades de defesa do meio ambiente em Feira de Santana, o chorume produzido no aterro sanitário da Sustentare era lançado indiscriminadamente na lagoa de chorume do então aterro municipal que foi desativado devido a construção em caráter emergencial do aterro da Qualix-Sustentare.
Imagem: DivulgaçãoEngenheiro ambiental Francisco Vieira(Imagem:Divulgação)Engenheiro ambiental Francisco Vieira
Foi encontrada uma tubulação subterrânea de chorume, a qual foi construída de forma estudada e bem planejada, embora clandestinamente. Foi constatado que a tubulação de chorume partia do aterro da Sustentare e seguia até a lagoa por gravidade.

As entidades de meio ambiente de Feira de Santana concluíram que a empresa nunca teve a menor preocupação com a saúde da população local e proibia seus funcionários de fazer qualquer comentário sobre a construção clandestina. O engenheiro que fez a denúncia disse que nunca suportou tamanho crime contra as pessoas.
Imagem: ReproduçãoSustentare é responsável pela coleta de lixo de Teresina(Imagem:Reprodução)Sustentare é responsável pela coleta de lixo de Teresina

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.