Fechar
Colunista Herbert Sousa (in memory)
GP1

PT vota contra projeto de Aécio Neves que transforma o bolsa família em programa de Estado


Aliados da presidente Dilma Rousseff conseguiram adiar nesta quarta-feira (19) a votação do projeto do senador Aécio Neves (PSDB-MG) que transforma o Bolsa Família em um programa de Estado. Com o objetivo de retardar da análise da proposta, os governistas aprovaram requerimento para levar o projeto a mais uma comissão do Senado.

A proposta de Aécio estava na pauta da CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado, onde seria analisado de forma terminativa. Liderados pelo PT, os governistas apresentaram requerimento para levar a proposta à CAE (Comissão de Assuntos Econômicos).

Imagem: ReproduçãoAécio Neves(Imagem:Reprodução)Senador Aécio Neves

A oposição protestou contra a manobra, mas não teve número suficiente de votos para derrubar o requerimento – que foi aprovado por nove contra sete. Com a aprovação, o projeto segue para discussão e votação na CAE. Depois, retorna para uma nova votação na Comissão de Assuntos Sociais.

"O PT opta por não transformar o Bolsa Família em um programa de Estado porque o que lhe interesse é ter um programa para chamar de seu. É uma medida protelatória", protestou Aécio.

Imagem: ReproduçãoO petista Humberto Costa comandou a votação contra a transformação da Bolsa Família em lei, com a presidência do peemedebista Waldemir Moka. Um capítulo da história que será conhec(Imagem:Reprodução)O petista Humberto Costa comandou a votação contra a transformação da Bolsa Família em lei, com a presidência do peemedebista Waldemir Moka. Um capítulo da história que será conhecido como os inimigos do Bolsa Família

O tucano, provável adversário da presidente Dilma Rousseff na disputa pela Presidência da República, trocou farpas com o líder do PT, Humberto Costa (PE), que defendeu a aprovação do requerimento na comissão. Aécio acusou o PT de maquiar números favoráveis ao programa, além de ter incorporado uma ideia que seria originalmente do PSDB.

O projeto de Aécio incorpora o benefício à LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social) para se tornar permanente – atrelado às políticas públicas de assistência social e erradicação da pobreza no país. O Bolsa Família é o principal programa de transferência de renda do governo federal e será uma das bandeiras de Dilma na campanha à reeleição.

O tucano apresentou o projeto no final de outubro, quando o ex-presidente Lula disse que a oposição poderia extinguir o Bolsa Família se fosse eleita. Também foi apresentado no dia em que o governo federal fez cerimônia, em Brasília, para comemorar os dez anos do Bolsa Família. Ao defender a proposta, Aécio disse que as famílias cadastradas no programa não podem conviver com o "terrorismo" de sua extinção, com ameaças feitas por aliados da presidente que desejam se"perpetuar no poder".

O senador afirmou que, ao transformar o Bolsa Família em um programa de Estado, a medida vai impedir "recorrentes manipulações" desde a sua criação. Ele negou que a mudança traga impactos fiscais ao orçamento do governo. O tucano também apresentou outro projeto, em tramitação no Senado, que assegura aos chefes de família receberem o benefício do Bolsa Família seis meses depois de conseguirem um emprego com carteira assinada.

*Folha Poder

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.