Fechar
Colunista Herbert Sousa (in memory)
GP1

Ministério Público Federal pode investigar Eduardo Cunha


 Um relatório sigiloso da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aponta que o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), obteve lucro indevido de R$ 900.000 (novecentos mil reais) por operações financeiras realizadas entre 2003 e 2006. A informação foi revelada pelo jornal Folha de S. Paulo. Cunha e seus advogados não se pronunciaram sobre a investigação.

 

Segundo o jornal, as movimentações foram prejudiciais à Prece, fundo de pensão dos funcionários da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) do Rio de Janeiro. A presidência da Cedae já coube a um aliado de Cunha.

Imagem: ReproduçãoEduardo Cunha(Imagem:Reprodução)Eduardo Cunha

 

No relatório, Cunha é apontado como responsável por ter anuído e se beneficiado de negócios realizados em seu nome intermediados pela corretora Laeta DTVM, caracterizada a realização de práticas não equitativas, estando configurada a conduta vedada em instrução da CVM.

 

A comissão apurou duas vezes as operações de 2002 e 2003. Um primeiro inquérito, aberto em 2005, encontrou prejuízos de 17 milhões de reais e acusou 93 pessoas e empresas. O segundo, aberto em 2012, indicou outros 39 milhões de reais em prejuízos, com suspeitas sobre 37 pessoas e empresas, incluindo Cunha.

 

Segundo a CVM, a fraude era realizada por meio da montagem de um esquema que gerou ‘ajustes do dia negativos (perdas) para os fundos da Prece e ajustes do dia positivos (ganhos)para determinados clientes’ das corretoras. Os lucros foram distribuídos entre pessoas jurídicas e físicas, entre elas Eduardo Cunha, em detrimento da Prece.

 

Segundo o jornal, os técnicos da CVM recomendaram que o relatório seja enviado ao Ministério Público Federal no Rio para subsidiar um inquérito civil sobre a Prece.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.