Fechar
Colunista Neile Castelo Branco
.
GP1

Vereador Pedro Alcântara destaca papel de Sílvio Mendes e Jeová Alencar na campanha da oposição em Teresina

Ainda segundo o parlamentar, Jeová é um artífice eleitoral imprescindível para a oposição na campanha.

O radialista, jornalista, professor, advogado e vereador de Teresina pelo Partido Progressistas, Pedro Alcântara do Nascimento, em entrevista à TV GP1, citou como de suma importância a participação do prefeito da capital piauiense, Sílvio Mendes, do União Brasil, na campanha eleitoral da oposição contra a reeleição do governador do Piauí, Rafael Fonteles, do PT.

Foto: Lucas Dias/GP1Vereador Pedro Alcântara
Vereador Pedro Alcântara

Na entrevista, o vereador Pedro Alcântara do Nascimento disse que o vice-prefeito de Teresina, Jeová Alencar, do Republicanos, é um artífice eleitoral imprescindível para a oposição na campanha, em virtude da desenvoltura, habilidade e experiência político-eleitoral.

Previsão de resultado eleitoral

O vereador Pedro Alcântara fez uma previsão preocupante para o governador Rafael Fonteles, candidato à reeleição ao Governo do Estado pelo PT. Pelos cálculos dele, o governador será derrotado pela oposição em Teresina por uma maioria de 100 mil votos.

Enquanto isso, o Progressista aguarda o resultado de uma pesquisa que está sendo feita entre integrantes do partido e eleitores em todo o estado para decidir quem será escolhido para disputar a eleição para o Governo do Estado: Margarete Coelho ou Joel Rodrigues. A direção do partido informou que o anúncio será feito depois do Carnaval.

Pré-candidaturas adversárias

Até agora, o governador Rafael Fonteles (PT) e os “rafaboys” já têm três pré-candidaturas adversárias definidas para o pleito no Palácio de Karnak: o radialista, jornalista e escritor Toni Rodrigues (PL), a médica Lúcia Santos (PSDB) e o advogado e ex-deputado Mainha (Podemos).

Apoio político em 2022 e desafios para 2026

Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias e Rafael Fonteles
Wellington Dias e Rafael Fonteles

É matematicamente inegável que a eleição de Rafael Fonteles para governador do estado em 2022 foi fruto do total empenho do atual ministro Wellington Dias. Ele foi o “padrinho político e fiador eleitoral” da eleição de quem foi secretário de Fazenda enquanto governador do estado.

No pleito pela reeleição, o governador não terá o apoio integral do ministro e “cacique-mor” do PT piauiense, pois o mesmo será o coordenador, no Nordeste, da campanha pela reeleição do presidente Lula à Presidência da República.

Mesmo sendo um fenômeno da política piauiense, o ministro Wellington Dias não terá elasticidade para dividir-se entre a missão para a qual foi designado pelo “dono do PT” nacional e dar apoio integral ao matemático que está na chefia do Executivo, como fizera em 2022.

Outro pilar eleitoral que também se empenhou na eleição de Rafael Fonteles ao governo do estado foi o vice-governador Themístocles Filho (MDB), que foi banido da chapa para a reeleição pelo governador.

Sem o apoio integral do ministro e do vice-governador, hábeis articuladores e “conhecedores do trecho”, o governador e os “rafaboys” terão uma jornada na qual precisarão demonstrar se conquistaram a confiança de vereadores, prefeitos, deputados, senadores, lideranças de menor cabedal e da maioria do eleitorado piauiense para permanecerem no Palácio de Karnak.

Trabalho legislativo e sucessão na Câmara de Teresina

O trabalho legislativo de fato e de direito na Câmara de Vereadores de Teresina começará a partir de segunda-feira (09), quando os vereadores e vereadoras analisarão e votarão os projetos de aumento dos salários dos servidores efetivos e comissionados da Prefeitura de Teresina.

Mas o assunto em voga no legislativo teresinense é a sucessão do atual presidente da Câmara, vereador Enzo Samuel (PDT). Conversas em gabinetes, no plenário da casa e em outros lugares giram em torno dos nomes dos vereadores Bruno Vilarinho (PRD) e Gustavo de Carvalho (PT). São os nomes mais “badalados”, embora a eleição só aconteça daqui a 10 meses.

Problemas da cidade e atuação da Câmara

Fevereiro de 2026, e até agora o prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, não conseguiu aliviar os teresinenses de três problemas: lixo, transporte coletivo e deficiências na rede municipal de saúde. De que forma a Câmara de Vereadores pode e deve ajudar a Prefeitura a melhorar a qualidade de vida da população da capital do Piauí? Até quando os teresinenses estarão à míngua?

Dica de leitura para o final de semana

Foto: ReproduçãoLivro Bacia do Canindé
Livro Bacia do Canindé

No final de semana, é sempre bom ler. Nestes tempos de estiagem e de períodos chuvosos irregulares, a dica deste final de semana é a leitura do livro Bacia do Canindé. Nele, o autor, o ex-governador do estado Wilson Martins, versa sobre a história, geografia, economia, fauna e flora da bacia hidrográfica do Rio Canindé nos seus quase 350 quilômetros de extensão, passando pelas regiões centro e sudeste piauienses, desde a nascente na Serra Dois Irmãos, no município de Acauã, até chegar ao Rio Parnaíba, no município de Amarante.

Um ótimo e abençoado final de semana a todos e todas. Estou à disposição no (86) 99954-5023.

Obrigado pela atenção e até a próxima.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.