Fechar
GP1

Brasil

Procon abre investigação contra bloquieo de internet no Maranhão

As operadoras de telefonia investigadas são: Oi, TIM, Vivo, Sky, NET, Elo e TVN.

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon-MA) iniciou uma investigação contra as operadoras de telefonia Oi, TIM, Vivo, Sky, NET, Elo e TVN para apurar as alterações nos contratos de banda larga oferecidos aos consumidores.

Segundo uma medida imposta pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras devem oferecer aos clientes uma ferramenta de acompanhamento de dados, para que com isso, seja enviadas notificações de proximidade e esgotamento de franquia. Sendo que após o fim do pacote, a internet deve ser suspensa ou ter uma velocidade reduzida, até que seja pedido um adicional extra, com taxa, para que o acesso não seja bloqueado.

Segundo o ‘G1’, essa investigação do Procon visa impedir que as operadoras sigam essa decisão, já que limitar o acesso à banda larga fere os direitos essenciais já assegurados pela legislação federal. “O marco civil da internet afirma que esse serviço é essencial para o exercício da democracia, e o Código de Defesa do Consumidor (CDC) proíbe o bloqueio de qualquer serviço essencial. Esta investigação quer garantir que não haja retrocessos diante de direitos já conquistados”.

O Procon atua em defesa do direito do consumidor e evita possíveis infrações aos mesmo. As operadoras que estão sendo investigadas têm até cinco dias para apresentarem uma justificativa, a contar do recebimento da notificação.

Imagem: Clóvis MirandaProcon tenta impedir bloqueio de internet(Imagem:Clóvis Miranda)Procon tenta impedir bloqueio de internet

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.