Fechar
GP1

Brasil

Cármen Lúcia quebra protocolo ao assumir presidência do STF

Caberá à ministra definir os assuntos que o Supremo Tribunal Federal (STF) vai votar.

A ministra Cármen Lúcia tomou posse na tarde desta segunda-feira (12) da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). Ela comandará a mais alta corte da Justiça brasileira durante o mandato de dois anos (biênio 2016/2018). Além disso, ela também chefiará o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão que controla o poder Judiciário.

A cerimônia de posse contou com a presença de políticos e autoridades, como os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e José Sarney (PMDB) e o presidente Michel Temer (PMDB). Convidado por Cármen, o cantor e compositor Caetano Veloso cantou o hino nacional no início da cerimônia.

  • Foto: Renato Costa/Framephoto/Estadão ConteúdoCármen Lúcia assume presidência do STFCármen Lúcia assume presidência do STF

Em seu discurso, a ministra quebrou o protocolo e cumprimentou primeiro o “cidadão brasileiro”, ao invés das autoridades. Ela afirmou que é necessário transformar o Judiciário, prometeu dar transparência a propostas para aperfeiçoar o funcionamento do tribunal e tornar o país mais justo. "O Brasil é cada um e todos nós, o Brasil que quereremos que seja pátria mãe gentil para todos e não somente para alguns", declarou.

De acordo com informações da Veja, coube ao decano Celso de Mello, o mais duro discurso da posse. Se direcionando as autoridades envolvidas na Operação Lava Jato, o ministro mandou um recado aos políticos envolvidos em escândalos de corrupção. “O delinquente da política será tratado como tal”, advertiu Celso de Mello.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.