Fechar
GP1

Brasil

Ministra deve homologar delação da Odebrecht no início da semana

Nessa sexta-feira(27), os juízes auxiliares encerram as audiências com 77 delatores da Odebrecht.

O Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto acreditam que as delações da Odebrecht serão homologadas pela presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, entre segunda-feira (30) e terça-feira (31), de acordo com o Estadão. Nessa sexta-feira (27), os juízes auxiliares da equipe do ministro Teori Zavascki, que morreu no dia 19, finalizaram as audiências com os 77 executivos e ex-executivos da empresa. Essa é a última etapa antes da confirmação dos acordos firmados pelos delatores com o Ministério Público.

No dia 1 fevereiro encerra o recesso do Judiciário e a presidente da Corte, Cármen Lúcia é a plantonista. Nessa condição, a ministra é responsável pelas medidas urgentes no tribunal durante o recesso e, por isso, tem legitimidade para tomar a decisão sozinha.

  • Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoCarmén LúciaCarmén Lúcia

Os Integrantes do Supremo e da Procuradoria-Geral da República avaliam que como a ministra deu a autorização para que os juízes auxiliares do STF continuassem os trabalhos mesmo após a morte de Teori, mostra que a presidente do STF pretende ser breve na homologação

Se a validação dos processos ficar para depois do dia 1.º, com o reinício dos trabalhos, teria de esperar a definição do novo relator da Lava Jato. No caso de a homologação ser assinada por Cármen Lúcia, ela teria mais tempo e ficaria à vontade para manter as conversas com outros ministros do STF a fim de “construir um caminho” – nas palavras de seus interlocutores – de definição do critério de escolha do substituto de Teori na relatoria.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.