Fechar
GP1

Brasil

Novo relator da Operação Lava Jato será definido por sorteio

O sorteio será feito entre os integrantes da Segunda Turma da Corte.

O relator da Operação Lava Jato deve ser escolhido por sorteio que será realizado pela ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). O sorteio será feito entre os integrantes da Segunda Turma da Corte, de acordo com o Estadão. A relatoria da Lava Jato estava sob responsabilidade do ministro Teori Zavascki, que faleceu em um acidente aéreo em Paraty, Rio de Janeiro.  

O Supremo possui onze ministros, que são divididos em duas turmas de cinco magistrados casa. Tradicionalmente, o presidente da Casa não participa das turmas. Teori Zavascki era da Segunda Turma, assim como os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello. Ainda existe rumores de que a ministra Cármen Lúcia estaria sondando a possibilidade de Edson Fachin mudar da Primeira para a Segunda Turma do STF para participar do sorteio.

  • Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoCarmén LúciaCarmén Lúcia

O relator responsável pela Operação Lava Jato tem o poder de decidir sobre diversos pontos, como quais políticos com foro privilegiado viram réus e sobre o sigilo dos depoimentos colhidos nas delações das empreiteiras que fizeram acordo com a Justiça, como no caso dos 77 executivos e ex-executivos da Odebrecht.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.