Fechar
GP1

Brasil

Dias Toffoli envia à 1ª instância ações após restrição do foro

Os casos enviados pelo ministro Toffoli foram os primeiros baseados no novo entendimento.

Após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir restringir o foro privilegiado de parlamentares, o ministro Dias Toffoli enviou, nesta sexta-feira (04), seis ações penais e uma investigação às instâncias inferiores da Justiça.

Foram enviados os processos contra os deputados Alberto Fraga (DEM-DF), Roberto Góes (PDT-AP), Marcos Reátegui (PSD-AP), Cícero Almeida (PHS-AL), Helder Salomão (PT-ES), Takayama (PSC-PR) e Wladimir Costa (SD-PA).

  • Foto: Divulgação/OAB-PIMinistro Dias ToffoliMinistro Dias Toffoli

Nessa quinta-feira (03), os ministros decidiram que o foro privilegiado para deputados e senadores valerá somente para os processos relacionados a crimes ocorridos durante o mandato e ao exercício do cargo parlamentar. Os demais casos irão para a primeira instância da Justiça.

Segundo a assessoria do tribunal, parte dos cerca de 540 inquéritos e ações penais em tramitação sobre parlamentares federais deixarão o STF.

A partir de agora caberá ao ministro-relator de cada um dos inquéritos ou ações analisar quais deverão ser enviados às instâncias inferiores da Justiça por não se enquadrarem nos novos critérios. Os casos enviados pelo ministro Toffoli foram os primeiros baseados no novo entendimento.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Entenda a decisão do STF sobre o foro privilegiado

Maioria do STF vota pela restrição do foro privilegiado

Supremo retoma julgamento sobre restrição de foro privilegiado

STF vai julgar foro privilegiado no próximo dia 2 de maio

Fim do foro privilegiado deve reduzir em 95% ações no STF

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.