Fechar
GP1

Brasil

STF inicia hoje julgamento virtual de pedido de liberdade de Lula

O resultado da votação dos ministros deve sair até o dia 11 de maio.

Os ministros da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vão julgar nesta sexta-feira (4), um pedido de liberdade da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O julgamento será em um plenário virtual.

Os ministros Luiz Edson Fachin, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli e Celso de Mello têm até o dia 10 de maio para apresentar os votos. O resultado deve sair até o dia 11 de maio.

Segundo os advogados de Lula, a prisão do petista foi ilegal porque ainda havia embargos de declaração pendentes de análise no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), antes de ser decretada a prisão dele, no dia 5 de abril.

  • Foto: Daniel Teixeira/Estadão ConteúdoSérgio Moro determina prisão de LulaSérgio Moro determina prisão de Lula

O ex-presidente Lula foi preso no dia 7 de abril, após o Supremo Tribunal Federal (STF) negar um pedido de habeas corpus preventivo ao petista. Ele foi condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no caso triplex do Guarujá.

Lula agora cumpre a pena em uma sala especial, que antes era um dormitório para agentes da PF. O espaço, que não tem grades na porta, possui 15 metros quadrados, uma janela com grade externa, mesa, espaço para uma cama de solteiro, banheiro com sanitário e chuveiro. Lula é o primeiro ex-presidente do Brasil preso por crime comum. Outros ex-presidentes já foram presos, no entanto, por motivos políticos.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Bolsonaro lidera pesquisa com 20% em cenário sem Lula

STF rejeita pedido de Lula para tirar Moro do caso de Atibaia

Moro quer que Lula prove que dinheiro bloqueado é de aposentadoria

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.