Fechar
GP1

Brasil

Alexandre de Moraes manda prender jornalista Oswaldo Eustáquio

Oswaldo Eustáquio é investigado no inquérito que apura financiamento e organização de atos antidemocráticos pelo país. Durante os protestos, manifestantes pediram o fechamento do Congresso e do STF.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou nesta sexta-feira (18), a prisão preventiva do jornalista e blogueiro Oswaldo Eustáquio, apoiador do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que é acusado de violação da prisão domiciliar.

O jornalista estava cumprindo prisão domiciliar, porém descumpriu as medidas determinadas pelo STF e saiu de casa para ir até o Ministério da Mulher, mesmo usando tornozeleira eletrônica. O equipamento notificou a Justiça sobre o descumprimento e, com isso, o ministro mandou prender o blogueiro.

Eustáquio chegou a anunciar sua ida ao ministério nas redes sociais, infringindo outra ordem judicial que o proibia de postar na internet, já que esse é o meio utilizado por ele para o suposto cometimento de crimes.

Na decisão, o ministro Moraes afirmou que a prisão preventiva foi necessária, pois o investigado desobedeceu as medidas alternativas. A prisão domiciliar de Oswaldo foi determinada no mês de novembro, depois que o blogueiro saiu de Brasília, onde mora, e foi até São Paulo sem autorização judicial.

O acusado já havia violado as ordens do Supremo durante o período eleitoral, quando ele chegou a ir em comício de Marcelo Crivella no Rio de Janeiro e postou informações falsas contra o candidato Guilherme Boulos (PSOL), que disputava a Prefeitura de São Paulo.

Oswaldo Eustáquio é investigado no inquérito que apura financiamento e organização de atos antidemocráticos pelo país. Durante os protestos, manifestantes foram às ruas com pedido de fechamento do Congresso Nacional e do STF. Também queriam a volta do AI-5, o ato institucional que endureceu a ditadura militar.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.