Fechar
GP1

Brasil

Relembre os famosos que morreram vítimas da covid-19 no Brasil

Recentemente, Nicette Bruno, grande dama do teatro e da televisão, foi vítima da Covid-19, depois de lutar por mais de três semanas contra o mal.

A pandemia da covid-19 colocou um ponto final na vida de milhares de brasileiros. No ano de 2020, mais de 190 mil mortes foram registradas no país. Entre as vítimas estão atores, músicos e escritores.

Em março, o primeiro caso de morte em decorrência do vírus foi confirmado no Brasil, e desde então, o país ligou o sinal de alerta. Veja abaixo uma retrospectiva de grandes nomes que acabaram acometidos pelo vírus:

Março

Criador da Rede Cultural Lurther King e uma das maiores autoridades brasileiras em música coral, o maestro Martinho Lutero, morreu aos 66 anos no dia 25 de março de 2020. Lutero, foi internado oito dias antes de sua morte e chegou a apresentar melhoras, mas sofreu uma parada cardíaca e não resistiu.

A mundo do coral também esteve de luto pela maestria titular do Theatro Municipal de São Paulo, Naomi Munakata, que morreu aos 64 anos no dia 26 do mesmo mês. Munakata era também regente honorária do Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

O desenhista, pintor e cartunista Daniel Azulay morreu no dia 27, aos 72 anos, no Rio de Janeiro. O artista Plástico lutava contra uma leucemia e contraiu o coronavírus que acabou agravando o seu estado de saúde e o levou a morte.

Azulay, influenciou a geração dos anos 80. Em programas de televisão, mostrou o mundo do desenho e da arte para milhares de crianças em todo o Brasil.

Foto: Divulgação/Arquivo PessoalFamosos que morreram em decorrência da Covid-19 em Março
Famosos que morreram em decorrência da Covid-19 no mês de março

Abril

O funkeiro Diego Albert Silveira Santos, mais conhecido com MC Dumel, de 28 anos morreu no dia 16. O jovem talento foi a 35º pessoa a morrer em Salvador, na Bahia, em decorrência do novo coronavírus.

O vocalista Nino Voz, integrante da última turnê de Balão Mágico morreu na madrugada do dia 24. A sua morte causou repercussão no meio artístico e entre amigos. A cantora Symony usou as redes sociais para lamentar a morte do amigo e vocalista. “Tantas viagens juntos, tantos momentos incríveis. Uma voz linda. Deus te receba, meu amigo. Foi vítima da Covid” lamentou.

Foto: Divulgação/Arquivo PessoalFamosos que morreram em decorrência da Covid-19 em Abril
Famosos que morreram em decorrência da Covid-19 no mês de abril

Maio:

No primeiro dia do mês, o país lamentou a morte do jornalista e ex-atleta olímpico Fernando Antonio Sampaio Sandoval devido complicações causadas pela covid-19. Atleta desde os 16 anos, Sandoval conquistou medalhas na natação e polo aquático.

Depois de se aposentar do esporte, se dedicou ao jornalismo. Sandoval morreu aos 77 anos em São Paulo.

O compositor e escritor Aldir Blanc, de 73 anos, morreu na madrugada do dia 4. Blanc é autor da vasta obra musical e literária, como O bêbado e a equilibrista, Respostas ao Tempo e Linha de Passe.

Com infecção generalizada em decorrência do novo coronavírus, o cronista estava internado desde o dia 20 de Abril. Blanc, um dos maiores cronistas das mazelas e alegrias do país, deixou mais de 500 sucessos musicais.

Ciro Pessoa, um dos fundadores da banda Titãs, morreu na madrugada do dia 5, aos 62 anos. Ciro estava lutando contra o câncer e nas idas e vindas ao hospital, acabou contraindo covid-19. Foi internado, mas não resistiu.

Os companheiros de banda e outros artistas lamentaram. “Siga em paz, querido Ciro. Descansa meus olhos, sossega minha boca, me enche de luz...” escreveu Branco Mello, citando o trecho de Sonifera Ilha, uma das músicas do Titãs que tem Ciro entre os compositores.

A atriz e radialista Daisy Lúcidi morreu na madrugada do dia 7, aos 90 anos, no estado do Rio de Janeiro. Ela estava internada desde o dia 25 de abril e morreu por complicações decorrentes da infecção por covid-19.

Daisy, participou de várias novelas da Rádio Nacional e da Rede Globo. Ela, conhecida pela voz marcante, também comandou e participou de inúmeros programas de auditório.

O artista plástico Abraham Palatnik, de 92 anos, pioneiro na arte cinética, morreu no dia 9. Um dos pioneiros a trabalhar com a arte cinética, uma vertente das artes plásticas que explora efeitos visuais por meio de movimentos físicos, ilusão de óptica ou truques de posicionamento de peças, o nome de Palatnik é reconhecido mundialmente.

Ele estava internado desde o dia 29 de abril, no Hospital Copa Star, em Copacabana, na zona Sul do Rio de Janeiro. Ele sofria de problemas respiratórios, que foram agravados pelo novo coronavírus.

O escritor Ségio Sant’Anna, considerado mestre dos contos e um dos maiores nomes da literatura brasileira, morreu no dia 10, aos 78 anos. Contista, romancista, poeta e professor, Sant’Anna estreou na literatura em 1969, com o livro dos contos “O sobrevivente”, obra que o levou a participar do International Writing Program da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos.

Também vítima do agressivo vírus, a escritora paraense Olga Saravy, morreu aos 86 anos, no dia 15. Poeta, romancista, jornalista e tradutora, Olga foi uma feminista pioneira e ousada, tendo sido a primeira mulher a publicar uma coletânea de poemas eróticos no Brasil.

O músico, cantor e compositor cearense, Evaldo Gouveia, morreu aos 91 anos em um hospital particular de Fortaleza no dia 29. Ele era um dos ícones da Música Popular Brasileira e tem mais de 1.200 composições escritas.

Foto: Divulgação/Arquivo PessoalFamosos que morreram em decorrência da Covid-19 em Maio
Famosos que morreram em decorrência da Covid-19 no mês de maio

Junho

Morreu no dia 2, também vítima do coronavírus, o radialista Jimy Raw, de 58 anos. Fluminense de Niterói, Germano Raw Neto ficou conhecido em todo Brasil como locutor de linguagem dinâmica e descontraída.

O comunicador deu entrada na UTI no dia 7 de maio. No dia 20, deixou a UTI, aparentemente em processo de recuperação, mas dias depois foi novamente internado e não resistiu.

Eduardo Albarella, mais conhecido como Miss Biá, uma das drags queens pioneiras no Brasil, morreu aos 80 anos, no dia 3, em São Paulo.

Muitos artistas usaram as redes sociais para fazer homenagens a transformista. A Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, emitiu uma nota de pesar. “Miss Biá, começou na arte do transformismo no início da década de 60 e não parou mais. Arte, irreverencia e bom humor. A saudade estará sempre presente” diz texto.

A cantora gospel Fabiana Anastácio, de 45 anos, também não resistiu ao vírus. A artista conhecida pelos intensos louvores, morreu no dia 4 do mesmo mês.

Foto: Divulgação/Arquivo PessoalFamosos que morreram em decorrência da Covid-19 em Junho
Famosos que morreram em decorrência da Covid-19 em Junho

Julho

O jornalista e radialista José Paulo de Andrade, de 78 anos, morreu na manhã do dia 17, em São Paulo. Zé Paulo, como era conhecido, começou sua carreira profissional em 1960 e foi âncora de vários telejornais.

O apresentador e jornalista da Rede Globo e do canal SporTV, Rodrigo Rodrigues, de 45 anos, morreu no dia 28 após sofrer uma trombose venosa cerebral (TVC) decorrente da covid-19.

Apaixonado por esporte e música, apresentador fez amigos por onde passou e conquistou uma legião de admiradores com bom humor e competência.

Foto: Divulgação/Arquivo PessoalFamosos que morreram em decorrência da Covid-19 em Julho
Famosos que morreram em decorrência da Covid-19 no mês de julho

Agosto

O mês de agosto foi marcado pela morte do ator Gésio Amadeu, de 73 anos, que se foi no dia 5, por falência múltipla dos órgãos e estava internado desde o final do mês de junho depois de contrair o coronavírus.

Gésio deu vida a vários personagens de sucesso. Entre eles, o Tio Barnabé em 2006 no seriado Sítio do Pica-Pau Amarelo e Chefe Chico, na novela infanto juvenil Chiquititas.

Foto: Divulgação/Arquivo PessoalFamoso que morreu em decorrência da Covid-19 em Agosto
Famoso que morreu em decorrência da Covid-19 no mês de agosto

Setembro

Principal vocalista do Trio Parada Dura, o cantor Eduardo Borges, conhecido como Parrerito, morreu aos 67 anos, na noite do dia 13.

A voz que cantou inúmeros vezes versos como “Eu quero que risque o meu nome da sua agenda/Esqueça o meu telefone, não me ligue mais...”, do clássico sertanejo Telefone Mudo, assim como As Andorinhas (“As andorinhas voltaram, e eu também voltei…”) se calou para sempre.

Foto: Divulgação/Arquivo PessoalFamoso que morreu em decorrência da Covid-19 em Setembro
Famoso que morreu em decorrência da Covid-19 no mês de setembro

No mês de outubro e novembro não foram registradas mortes de famosos em decorrência da covid-19.

Dezembro:

O mês de dezembro mal começou e os brasileiros já lamentaram a morte de um dos mais famosos humoristas do país. Luiz Carlos Ribeiro, conhecido popularmente como Rodela, morreu na quarta-feira (2), em São Paulo. Rodela era conhecido pela habilidade de fazer inúmeras caretas. Ele ganhou fama na TV ao participar de programas de auditório.

Na segunda-feira (7), morreu o ator Eduardo Galvão, aos 58 anos. Ele deu entrada no hospital com cerca de 50% dos pulmões comprometidos e não resistiu. O ator interpretou personagens de sucesso em novelas da Rede Globo, TVE e Record, além de participar de séries na GNT e HBO.

O Grupo Fundo de Quintal perdeu no dia 11, seu percussionista, Ubirany Félix do Nascimento, aos 80 anos de idade. O sambista foi um dos fundadores do grupo no fim da década de 70, a partir das rodas de samba de que costumava participar com amigos.

Considerado criador do repique de mão, peça fundamental em qualquer roda de samba, o sambista era considerado pelos amigos o maior dos maiores do samba brasileiro.

O músico Paulo César Santos, conhecido como Paulinho, integrante do grupo Roupa Nova, também foi vítima fatal do vírus. Ele morreu na noite do dia 14, aos 68 anos.

Com voz potente e marcante, Paulinho cantava como vocalista principal em diversas músicas do grupo. Em 2009, com o grupo, o cantor recebeu um dos maiores prêmios da indústria fonográfica, o Grammy Latino de melhor álbum pop contemporâneo brasileiro.

Na quinta-feira (17), morreu a atriz, cantora e dubladora Christina Rodrigues, aos 47 anos. Christina atuou no Zorra até 2015 e participou das novelas Malhação - Sonhos (2014), Beleza pura (2008) e Êta mundo bom (2016).

No último dia 20, a atriz Nicette Bruno, morreu aos 87 anos. Ela estava internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Rio de Janeiro desde o dia 26 de novembro.

Nicette, era considerada pelos amigos e fãs como uma atriz fabulosa. Adorável e encantadora, a atriz recebeu inúmeras homenagens nas redes sociais. Dois dias depois morreu o cantor Matheus, da dupla sertaneja Lucas e Matheus. Edson da Silva Rodrigues, nome verdadeiro do artista, tinha 57 anos, e estava internado desde o dia 13 de dezembro no interior de São Paulo.

A dupla Lucas e Matheus tinha mais de 25 anos de carreira, um dos maiores sucessos foi a música Paciência, canção gravada nos anos 1990.

O último famoso a perder a luta para covid-19 foi o presidente do clube de futebol Chapecoense, Paulo Ricardo Magro. Ele foi diagnosticado com o vírus em meados do mês de dezembro e foi a óbito nesta quarta-feira (30) aos 59 anos.

A confirmação do óbito foi dada pela assessoria do clube de futebol, que emitiu uma nota de pesar lamentando a perda do presidente. Em nota, o clube reiterou que Paulo foi um dos grandes responsáveis pela retomada da Chapecoense, quando ele assumiu o clube em 2019.

Foto: Divulgação/Arquivo PessoalFamosos que morreram em decorrência da Covid-19 no mês de dezembro
Famosos que morreram em decorrência da Covid-19 no mês de dezembro

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.