Fechar
GP1

Brasil

Pianista e professor de música Gilberto Tinetti morre aos 90 anos

Integrante do Trio Brasileiro, ele foi professor do departamento de Música da Universidade de São Paulo.

Morreu neste sábado (18) aos 90 anos, o pianista Gilberto Tinetti professor aposentado da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Alfred Cortot (1877 – 1962), recebeu o prêmio Carlos Gomes em 1999 como pianista do Trio Brasileiro – considerado um dos melhores grupos de música de câmara do País. A morte foi confirmada pelo professor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Eduardo Monteiro, que foi aluno de Tinetti.

Fundado em 1975, o trio era formado por Erich Lehninger, no violino, Watson Clis, no violoncelo, e Tinetti ao piano, o Trio Brasileiro se apresentou em diversos países da Europa, América do Sul e Estados Unidos.

Formado em direito pela Faculdade do Largo de São Francisco, Tinetti abandonou a carreira jurídica para estudar música. Ele foi aluno de personalidades da música clássica, como o pianista alemão Hans Bruch (1891 – 1968) e, na Europa, em Paris, da pianista franco-brasileira Magdalena Tagliaferro (1893 – 1986).

Durante sua temporada em solo europeu, Tinetti foi o vencedor do Concurso da Academia Internacional de Verão do Mozarteum de Salzburgo por sua interpretação de Concerto n. 1 para piano de Johannes Brahms (1833 – 1897). Já em Paris, em 1970, tocou com a Orquestra Filarmônica da Rádio e Televisão Francesa o Concerto no.4 para piano e orquestra de Villa-Lobos, regido por ninguém menos que Jean Fournet (1913 – 2018). Desde 1980 foi professor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde se aposentou em 2002. Tinetti gravou 6 álbuns para os selos Philips e Eldorado, apresentou programas musicais na rádio Cultura FM sobre piano, como Pianíssimo. Em 2021, amigos denunciaram o companheiro do pianista por um suposto caso de maus tratos, segundo relatos dos denunciantes, o professor sofria também com Alzheimer.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.