Fechar
GP1

Brasil

Ministério da Justiça pune 180 empresas de telemarketing

As empresas de telemarketing estão sendo responsabilizadas por práticas abusivas contra o consumidor.

Pelo menos 180 empresas de telemarketing foram suspensas por tempo indeterminado por prática ofensiva contra o consumidor, além de também serem multadas por comportamentos abusivos e a maioria das empresas notificadas estavam ligadas a bancos e instituições financeiras. A decisão do Ministério da Justiça foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta segunda-feira (18) e anunciada pelo ministro da Justiça, Anderson Torres.

A multa a ser paga pode chegar a R$ 13 milhões, como anunciado pelo ministro em sua rede social, além de haver uma multa diária de R$ 1 mil para aquelas empresas que descumprirem a decisão judicial. Abordagens passivas e receptivas estão permitidas, tal como o contato de cobranças e doações.

A medida se baseou na abordagem de telemarketing que entravam em contato com os consumidores sem uma autorização prévia, pois as empresas só poderiam entrar em contato por telefone caso houvesse um consentimento expresso nesse sentido.

Durante o período de janeiro de 2019 e junho de 2022, houve pelo menos 6.085 reclamações no Sistema Nacional de Defesa do Consumidor contra o marketing abusivo aos consumidores.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.