Fechar
GP1

Brasil

Celina Leão assume Governo do DF após afastamento de Ibaneis

Ibaneis Rocha foi por afastado do cargo por determinação do ministro do STF, Alexandre de Moraes.

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), vai assumiu o Governo após o afastamento do governador Ibaneis Rocha (MDB) por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

O afastamento será pelos próximos 90 dias durante o inquérito que investiga as manifestações ocorridas, nesse domingo (08), que ocuparam o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF.

Foto: Reprodução/InstagramCelina Leão
Celina Leão

A decisão do ministro Moraes atendeu a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e teve como base o art. 319, VI, do Código de Processo Penal, que prevê a “suspensão do exercício de função pública ou de atividade de natureza econômica ou financeira quando houver justo receio de sua utilização para a prática de infrações penais”.

Perfil de Celina

Celina Leão, 45 anos, nasceu em Goiânia (GO), em 1977. Ela é formada em administração e possui pós-graduação. É aliada do governador Ibaneis e exerceu a função de secretária de Esportes do Distrito Federal em 2020.

Ela começou na política como deputada distrital, em 2010, pelo PMN. Celina foi reeleita para a Câmara Legislativa do DF (CLDF) em 2014.

Em 2018, a parlamentar elegeu-se para o primeiro mandato de deputada federal, com 31.610 votos. Na Câmara dos Deputados, foi coordenadora da Secretaria da Mulher. Em 2022, foi eleita vice-governadora do DF.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.