Fechar
GP1

Brasil

Senado Federal discute nesta terça PEC para limitar poderes do STF

A PEC foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal no dia 4 de outubro.

O Senado Federal volta a discutir nesta terça-feira (31), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/2021 que limita as decisões monocráticas do Supremo Tribunal Federal (STF) e cria regras para os pedidos de vista. O relator da PEC é o senador Esperidião Amin (PP).

A PEC foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado no dia 4 de outubro e começou a ser discutida no plenário na semana passada. Antes disso, em 19 de outubro, o tema foi alvo de uma audiência pública organizada pelo presidente Rodrigo Pacheco (PSD).

“Sabemos também que os Três Poderes do Brasil são independentes e harmônicos. E podem sempre evoluir, seja por iniciativa própria, seja com a contribuição de um outro Poder”, declarou o senador Rodrigo Pacheco, em debate no plenário.

Já o relator Amin afirmou não ter dúvida "que todos concordam que não pode se ficar como está. E muito menos nos ocorrer a ideia de recuar para evitar atritos”, disse Amin.

A previsão é de que a PEC, que tem apoio da oposição, seja votada no dia 8 de novembro, prazo necessário para decorrerem as cinco sessões regimentalmente exigidas.

Reação

A reação do Senado para limitar os poderes do STF se deu depois que a Corte pautou e começou a julgar a legalização do aborto. A ministra Rosa Weber, agora aposentada, apresentou voto favorável à descriminalização da prática a pedido do Psol. O julgamento foi suspenso em razão do um pedido de destaque do agora presidente da Corte, Luís Roberto Barroso.

A PEC acrescenta dispositivo na Constituição para proibir decisões monocráticas — dadas por um ministro — para suspender a eficácia de leis com efeito geral e de ato dos presidentes da República, do Senado, da Câmara dos Deputados ou do Congresso Nacional. Esses casos somente poderiam ser decididos no plenário, com o voto da maioria, ou seja, de pelo menos seis ministros.

Atualmente, com a decisão de um único ministro, uma lei perde a validade imediatamente. Um caso recente é o da Lei das Estatais, até hoje suspensa por uma liminar do ministro aposentado Ricardo Lewandowski concedida em março e ainda não referendada pelo plenário do STF. O ex-ministro liberou indicações políticas para cargos de diretoria e de conselhos das empresas públicas.

Pedidos de vista

Em relação aos pedidos de vista, a proposta estabelece que o pedido de mais prazo para análise de um processo feito por um ministro deve ser concedido de forma coletiva a todos, por até seis meses. Depois disso, uma única nova concessão de vista será dada, por no máximo três meses e também de maneira coletiva. A ntenção é impedir que ações fiquem engavetadas por longos períodos, a depender da vontade dos ministros liberarem o julgamento.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.