Fechar
GP1

Brasil

Ministro André Mendonça suspende julgamento de ação sobre precatórios

STF já tem quatro votos para permitir que governo pague precatórios até 2026 sem infringir regra fiscal.

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vista – mais tempo para análise – e suspendeu, nesta segunda-feira (27), o julgamento da ação que contesta o novo regime para pagamentos de precatórios (dívidas da União decorrentes de decisão judicial).

Luiz Fux, relator da matéria, votou para permitir que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pague todos os precatórios sem infringir as regras fiscais até 2026.

Foto: Carlos Moura/SCO/STFMinistro André Mendonça
Ministro André Mendonça

O voto de Fux foi acompanhado pelos ministros Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia e Edson Fachin. Os outros sete ministros ainda não votaram. André Mendonça, que pediu vista, terá até 90 dias para fazer sua análise e devolver o processo para votação no plenário.

A ação

A Advocacia-Geral da União (AGU) acionou o Supremo para derrubar uma regra criada no Governo Bolsonaro, que estabeleceu um teto anual para o pagamento dos precatórios. Na ação, a AGU pede que o pagamento de precatórios represado nos últimos anos seja pago por meio de crédito extraordinário.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.