Fechar
GP1

Brasil

Câmara dos Deputados aprova Medida Provisória das subvenções

Atualmente, essas subvenções não entram na base de cálculo de tributos federais, como o CSLL.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta sexta-feira (15), a medida provisória que trata das subvenções do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para empresas. Foram 335 votos a favor, 56 contrários e uma abstenção. A matéria agora seguirá para análise do Senado Federal.

A MP modifica as regras de tributação das subvenções concedidas pelo poder público para atrair empresas ou estimular empreendimentos já existentes, como incentivos fiscais de ICMS dos Estados e do Distrito Federal. Entre as mudanças está a renúncia fiscal federal causada por subvenções estaduais, que são incentivos dados pelos governos locais para atrair investimentos de empresas.

Atualmente, essas subvenções não entram na base de cálculo de tributos federais, como o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e a Contribuição Social Sobre Lucro Líquido (CSLL). Agora, a partir de 2024, no lugar da subvenção, a empresa terá um crédito fiscal que poderá ser usado para abater outros tributos ou ser ressarcido em dinheiro. No entanto, isso valerá apenas para subvenções de investimento, não para as de custeio, relativas a despesas do dia a dia.

A proposta foi enviada pelo governo em agosto deste ano, mas já foi modificada pelos congressistas em relação à proposta inicial. A principal mudança permite o parcelamento das dívidas cobradas das empresas, em virtude de uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determinou que as subvenções concedidas pelos Estados só podem ser usadas para abater gastos com investimentos.

Entenda

A MP das subvenções é parte central do ajuste fiscal destinado a aumentar a arrecadação do governo. Com a alteração na regra das subvenções, o Executivo federal planejava arrecadar R$ 137 bilhões em quatro anos, sendo cerca de R$ 35 bilhões em 2024. O total deve ser menor devido às alterações no texto.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.