Fechar
GP1

Brasil

CCJ aprova projeto para SUS detectar risco de câncer de mama

O projeto permite a realização de exames, utilizando biomarcadores, em mulheres com alto risco à doença.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, no dia 23 de novembro, um projeto de lei que permite a realização de exames, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para detecção precoce do câncer de mama. Os testes usariam biomarcadores em mulheres consideradas de risco alto para a doença.

Os testes podem encontrar riscos de mutações antes dos tumores serem clinicamente perceptíveis. O projeto de lei, que passou por alterações na Câmara, agora voltará ao Senado, onde começou a ser analisado.

O relator é o deputado Dr. Victor Linhalis (Podemos-ES), que também apresentou parecer favorável às alterações da comissão anterior. A mudança reduz a idade para realizar mamografia de 40 para 35 anos.

O SUS considera mulheres em grupo de risco as que possuem pelo menos um parente de primeiro grau, abaixo dos 50 anos, diagnosticado com a doença e as com histórico familiar de câncer de mama masculino. Além disso, a Câmara também aprovou uma emenda que retira a obrigatoriedade dos exames, com o intuito de evitar o aumento dos gastos do sistema.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.