Fechar
GP1

Brasil

FAB inicia operação de controle aéreo em Terra Indígena Yanomami

O controle da área será realizado através de um Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA).

A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou na madrugada desta quarta-feira (1), o controle aéreo da Terra Indígena Yanomami através da implementação de uma Zona de Identificação de Defesa Aérea (Zida) em Roraima. A vigilância aérea é baseada no Decreto Presidencial N° 11.405, de 30 de janeiro de 2023.

A operação, que foi denominada Operação Escudo Yanomami 2023, e tem o objetivo de combater o garimpo ilegal na região. O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) é responsável pelo controle do tráfego aéreo nas áreas classificadas pela ZIDA como Branca, Amarela e Vermelha. Nessa última, apenas as aeronaves que trabalham em função da operação são autorizadas.

Foto: DivulgaçãoAviões realizam controle aéreo de Terra Indígena Yanomami
Aviões realizam controle aéreo de Terra Indígena Yanomami

Caso haja desrespeito das regras estabelecidas pela Força Aérea, as aeronaves suspeitas poderão estar sujeitas às Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA). Dentro destas medidas estão a identificação, pedidos de mudança de rota ou pouso obrigatório e até mesmo tiros de advertência, que visa causar danos e impedir a continuação do voo da aeronave transgressora.

Um radar modelo TPS-B34, que pode ser aerotransportado de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e que proverá o aumento da capacidade de defesa aérea, ampliando o poder de detectação e controle da região.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.