Fechar
GP1

Brasil

Garimpeiros começam a se evadir da Terra Indígena Yanomami

De acordo com informações, havia cerca de 20 mil garimpeiros em uma terra de 30 mil yanomamis.

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, informou nesse sábado (4), que garimpeiros lotados na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, começaram a fugir. As informações foram cedidas pelos setores de inteligência do governo federal.

“Temos essa informação que muitos garimpeiros estão saindo. Mas é bom que saiam mesmo, porque assim a gente até diminui a operação que precisa ser feita para retirar 20 mil garimpeiros, demora um tempinho”, declarou a ministra.

Foto: Reprodução/InstagramSonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas
Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas

O garimpo ilegal é um dos pontos que ganhou atenção especial do Governo Federal no combate à crise humanitária do povo Yanomami. De acordo com informações, havia cerca de 20 mil garimpeiros em uma terra de 30 mil yanomamis.

Vídeos registraram uma fila de garimpeiros se movimentando na mata em uma suposta retirada. “São homens, mulheres e crianças que, tendo conhecimento das operações que deverão ocorrer nos próximos dias, resolveram se antecipar e evitar problemas com a justiça”, informou a assessoria do Executivo estadual através de nota.

A diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Lucia Alberta Andrade, informou que o Governo Federal está preocupado que a desocupação acabe resultando na invasão de outras terras indígenas como aconteceu em 1992.

“Temos que ter estratégias que não podemos compartilhar com todos vocês para que isso não ocorra. Temos que ter vigilância maior em todas as terras indígenas”, ressaltou Lucia Alberta.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.