Fechar
GP1

Brasil

Pedido de abertura da CPMI do 8 de janeiro ganha mais 26 assinaturas

O número de deputados que pedem a investigação aumentou após imagens mostrarem atuação do GSI.

Após vazamento de imagens do Palácio do Planalto durante o 8 de Janeiro, o pedido de abertura da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que pretende investigar o ocorrido, ganhou mais 26 assinaturas de deputados federais.

Por conta das imagens que mostram a atuação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante as invasões, a bancada do governo no Congresso resolveu “colaborar” nas investigações sobre o 8 de janeiro, o que difere da posição inicial do governo, que tentou de toda forma impedir o avanço das assinaturas para abertura da CPMI, que teve a leitura adiada três vezes e foi remarcada para o dia 26 de abril.

Até o momento, 218 deputados federais e 37 senadores se mostraram a favor das investigações.

Câmeras de segurança do Planalto

Os vídeos do circuito de segurança do Palácio do Planalto foram divulgados nessa quarta-feira (19), pela CNN Brasil. Nas imagens é possível ver a atuação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante a invasão à Praça dos Três Poderes, incluindo a presença do ex-ministro-chefe, o general Gonçalves Dias, andando despreocupado ao lado dos manifestantes.

A exposição gerou uma repercussão negativa sobre o governo, que convocou Gonçalves Dias para uma reunião com o presidente Lula (PT). Momentos depois do encontro, o general pediu exoneração do cargo. No mesmo dia, o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Capelli, assumiu interinamente o comando do GSI.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.