Fechar
GP1

Brasil

Governo Lula tentou proibir acesso às imagens do GSI no 8 de janeiro

As imagens de câmeras de segurança mostram a atuação do GSI durante a invasão ao Planalto.

O governo Lula tentou proibir o acesso às imagens de segurança do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro por cinco anos. Em um dos vídeos registrados pelas câmeras de segurança é possível ver o então ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, andando tranquilo no meio dos manifestantes.

O acesso aos vídeos foi negado pelo menos oito vezes, e no dia 1° de fevereiro, as imagens foram classificadas como “reservadas” pelo GSI, através da emissão de um Termo de Classificação de Informação (TCI). Segundo a Lei de Acesso à Informação, a classificação de registros “reservados” proíbe o acesso ao conteúdo por cinco anos.

No entanto, o termo consta que as imagens a partir do dia 1 fevereiro estariam protegidas, ou seja, os registros do 8 de janeiro podem estar disponíveis ao público. Na tentativa de consertar o erro, o GSI reestruturou o termo, pondo sob sigilo as imagens a partir do dia 1 de janeiro de 2023.

A Controladoria-Geral da Uniao (CGU) consultou o gabinete sobre o assunto, que afirmou não pode liberar as imagens por estar revisando os planos de segurança. A CGU acatou a decisão e manteve a determinação do sigilo das imagens.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.