Fechar
GP1

Brasil

Policia Federal investiga fraude na UFRJ com envolvimento do Comando Vermelho

A investigação teve início após um pensionista notar a inclusão falsa de um filho como seu beneficiário.

Nesta quinta-feira (30), a Polícia Federal deflagrou a Operação Capgras, que investiga fraudes na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde membros de um grupo criminoso se passaram por familiares de professores universitários falecidos com o objetivo de receber benefícios previdenciários.

O grupo também utilizava laranjas e empresas de fachada para lavar o dinheiro obtido de forma criminosa. Durante a operação, a PF cumpriu cinco mandados de prisão preventiva e 23 mandados de busca e apreensão nas cidades do Rio de Janeiro e de Mogi das Cruzes (SP).

Em Mogi das Cruzes, foi encontrada uma estação de trabalho com computadores, arquivos e anotações avulsas. Em um condomínio da Barra Funda, foram apreendidos dinheiro em espécie, uma máquina de contar dinheiro, além de joias, relógios, veículos, cofres e documentos.

Segundo as investigações, foram movimentados R$ 22 milhões entre janeiro de 2022 e dezembro de 2024. Os envolvidos devem responder por falsificação de documento público, estelionato, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Parte dos recursos obtidos era destinada ao Comando Vermelho. A facção está no centro das atenções desde a Operação Contenção, realizada na terça-feira (28), em que cerca de 113 pessoas foram presas, além de 118 armas e 14 explosivos apreendidos. A megaoperação também resultou na morte de 119 pessoas, entre elas quatro policiais.

A investigação teve início após um pensionista da UFRJ notar a inclusão indevida de um filho como seu beneficiário. Diante disso, ele acionou as autoridades para fazer a denúncia.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.