Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, planeja uma viagem a El Salvador, cujo objetivo seria buscar novas ideias e soluções no setor de segurança. Segundo ele, essas ações são a prioridade de sua gestão e a visita será para conhecer as medidas implementadas por Nayib Bukele, presidente do país.
Bukele é internacionalmente conhecido por combater o crime organizado e reduzir a criminalidade do país. Para isso, ele adotou medidas controversas, já que alguns direitos constitucionais, como o devido processo, foram suspensos sob medidas de emergência.

As ações de Bukele levaram um aumento massivo de prisões. Em contrapartida, o gestor salvadorenho conseguiu tirar o domínio de gangues sobre as ruas do país.
Segundo Paes, “trazer o tema para o colo do prefeito é decorrência natural das aspirações do eleitorado”. Ele também nega qualquer ligação entre seu foco na segurança e uma possível candidatura ao governo estadual no próximo ano.
O gestor anunciou que pretende fazer algumas mudanças na gestão municipal do Rio. Entre as ações, o prefeito estuda a possibilidade de armar a Guarda Municipal, uma proposta atualmente em debate na Câmara de Vereadores.
Ver todos os comentários | 0 |