O magistrado piauiense Carlos Augusto Pires Brandão tomou posse como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) na noite desta quinta-feira (4). A solenidade em Brasília contou com a presença de diversas autoridades da política e do Poder Judiciário.
Também tomou posse a ministra Maria Marluce Caldas Bezerra. Ambos foram nomeados pelo presidente Lula (PT) no dia 20 de agosto, após a aprovação das indicações pelo Senado Federal. Participaram da solenidade, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, e os presidentes da Câmara e do Senado. Os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Luiz Fux e Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), também estiveram presentes.
Com a palavra, o presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, deu boas-vindas aos novos ministros e brincou com o fato de Carlos Pires Brandão também ser engenheiro. “A partir de agora o STJ passa a ter um engenheiro entre os seus ministros, e eletricista, ou seja, curto-circuito não ocorrerá mais no Superior Tribunal de Justiça. Desejo ao agora ministro Carlos Pires Brandão muitas felicidades no Superior Tribunal de Justiça, que continue a servir ao povo brasileiro, que nos trouxe aqui”, declarou.
O piauiense foi desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) por 10 anos. Ele assume a vaga deixada pela ministra Assusete Magalhães, que se aposentou em janeiro de 2024.
Currículo
Carlos Pires Brandão é mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutor em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPA). Natural de Teresina, tomou posse como juiz em 1997 e se tornou desembargador do TRF1 em 2015. É professor do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Thais Guimarães
Ver todos os comentários | 0 |