Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Cientistas desvendam novas pistas sobre a origem do câncer

Com a nova descoberta, identificar o risco de câncer pode ficar mais fácil.

Um novo estudo, publicado no periódico Stem Cell Reports pelos pesquisadores David Gilley, da Faculdade de Medicina da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, e Connie Eaves, do Laboratório Terry Fox, em Vancouver, no Canadá, descobriram a forma de ser saber quais células normais de mama são geneticamente vulneráveis a se transformar em câncer.

Os pesquisadores descobriram que uma classe particular de células da mama, existente em todas as mulheres, possui telômeros (extremidades dos cromossomos) exageradamente pequenos. Segundo os cientistas, esses novos indicadores podem ajudar a identificar mulheres com maior risco de câncer de mama e também pode auxiliar na criação de novas estratégias para detectar, tratar e prevenir a doença.

  • Foto: DivulgaçãoCâncer de mamaIdentificar o risco de câncer pode se tornar mais fácil

Esse estudo se dedicou a investigar os diferentes tipos de células em tecidos humanos e normais e, a predisposição delas em se tornarem malignas. A pesquisa foi feita com mulheres que passaram por cirurgia de redução de seios a provaram a doação dos tecidos que foram retirados do seu corpo e não possuíam relação prévia com o câncer.

De acordo com a revista Época, os pesquisadores afirmam que a tentativa era de compreender a origem celular do câncer e os fatores que podem contribuir para seu desenvolvimento, olhando para a doença no ponto onde ela começa e enquanto ainda há tempo de agir. “O próximo passo é observar outros tecidos humanos para tentar descobrir se nossa conclusão é exclusiva para a mama ou também vale para outros tipos de câncer”, disse a cientista Connie Eaves.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.