Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

Corregedoria do TJ quer abertura de ação penal contra Lysia Bucar


A Corregedoria do Tribunal de Justiça do Piauí encaminhou ao Ministério Público pedido para abertura de inquérito ou de ação penal contra a ex-titular do Cartório Naila Bucar, Lysia Bucar, acusada de ter se apropriado de pelo menos R$ 23 milhões no período de junho de 2010 a abril de 2016, segundo informação do juiz José Airton, que trabalha no órgão.
Imagem: DivulgaçãoCartório Naila Bucar(Imagem:Divulgação)Cartório Naila Bucar
No dia 23 de maio, o Corregedor Geral de Justiça, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, determinou o imediato e definitivo afastamento de Lysia Bucar Lopes de Sousa das funções de interina do Cartório do 2º Ofício de Notas e Registro de Imóveis de Teresina.

EXCLUSIVAS

Farta documentação
Imagem: Lucas Dias/GP1José Airton Medeiros(Imagem:Lucas Dias/GP1)José Airton Medeiros
José Airton Medeiros informou ainda que farta documentação foi encaminhada ao Ministério Público Estadual sobre levantamento feito no cartório Naila Bucar.

Apropriação, no mínimo

José Airton disse que Lysia Bucar, no mínimo, cometeu apropriação indébita, ao ficar com o dinheiro excedente das despesas do cartório.

Explicação
Juiz auxiliar da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado, José Airton, explicou que o Conselho Nacional de Justiça foi que determinou o afastamento de Lysia da titularidade do cartório, confiando-lhe a missão de ficar como dirigente até a realização de concurso publico para escolha de novo titular.

Ordenado e despesas
José Airton afirmou ainda que Lysia recebeu a missão de administrar interinamente, cabendo-lhe pagar o aluguel da casa em que o cartório funcionava, pagar os funcionários, água, energia e telefones; tirar como ordenado uma importância nunca superior à de um desembargador (pouco mais de R$ 30 mil) e recolher o excedente aos cofres de um fundo de aperfeiçoamento tecnológico do tribunal.

Ficou com o dinheiro

Em vez de seguir a determinação, Lysia Bucar, segundo integrantes da Corregedoria do Tribunal de Justiça, se apropriou do dinheiro, uma verdadeira fortuna.

Recurso
Lysia Bucar contratou o advogado Cleanto Jales e deve entrar com recurso para reverter a situação, mas existe o entendimento de que isto não é mais possivel.

Themístocles Filho deve ser reconduzido hoje à presidência da Assembleia
Imagem: Lucas Dias/GP1Themístocles Filho(Imagem:Lucas Dias/GP1)Themístocles Filho
O deputado Themístocles Sampaio Pereira Filho, deve ser reconduzido, hoje, à presidência da Assembleia Legislativa do Estado, como resultado de um consenso entre os 30 parlamentares, com o respaldo do governador Wellington Dias e do prefeito Firmino Filho.

Eleição
A eleição, para o biênio 2017/2018, deve começar às 11 horas da manhã de hoje. A Assembleia, a partir de fevereiro de 2017, será conduzida pela 7ª vez por Themístocles, a maior expressão hoje do PMDB.

Ítalo Barros é premiado
Imagem: DivulgaçãoEmpresário Ítalo Barros (PTC) é premiado pela Caixa Econômica Federal(Imagem:Divulgação)Empresário Ítalo Barros (PTC) é premiado pela Caixa Econômica Federal
O empresário e pré-candidato a vereador de Teresina, Ítalo Barros (PTC), foi premiado pela Caixa Econômica Federal pelo terceiro ano consecutivo como o "destaque lotérico". O prêmio é concedido aos donos de casas lotéricas que atingiram os maiores índices de arrecadação ao longo do ano. Ítalo tem se movimentado em vários setores para consolidar a sua candidatura.

Pai presidiu a Câmara

Ítalo Barros é filho do empresário Geovane do Rêgo Barros Junior, que já presidiu a Câmara Municipal de Teresina.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.