Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

Wellington deve substituir secretário de Saúde na próxima semana


Está decidido: o governador Wellington Dias vai substituir o secretário de Saúde do Estado, Francisco Costa, provavelmente na próxima semana, segundo fonte muito próxima do governador. Aproveitará para apresentar Jôve Oliveira, como nova presidente da Fundação Antares e sinaliza que fará mais mudanças na sua equipe. O substituto de Costa deverá ser mesmo o ex-prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, que também é ligado ao deputado federal Assis Carvalho.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Wellington DiasWellington Dias

Importantes auxiliares do governador entendem que a medida é acertada porque a campanha "fica Francisco", feita supostamente com a anuência do secretário, para permanecer no cargo, criou um mal estar no Governo, principalmente junto a aliados, que viram no movimento uma espécie de desobediência do auxiliar, deixando Wellington numa situação delicada politicamente. “O governador não tem outra saída para mostrar quem manda", comentou um deles pedindo omissão de seu nome.

EXCLUSIVAS

"Foi a campanha"

Conversei demoradamente ontem com um dos auxiliares mais próximos de Wellington Dias e perguntei o que levou o governador a decidir pela substituição do secretário de Saúde. A reposta veio rápida: "foi a campanha fica Francisco".

Questão política

Claro que não foi só isso. Existe a questão politica, pois a permanência do secretário provocou um ferimento relativamente grave na relação do governador com o senador Ciro Nogueira. Nomeando Florentino Neto para a saúde, político ligado a Assis Carvalho, Wellington deixa a secretaria com o PT, mas coloca no lugar um amigo pessoal de Ciro.

Engenharia política

  • Foto: Lucas Dias/GP1Florentino NetoFlorentino Neto

A nomeação de Florentino para a Secretaria de Saúde pode não agradar aos mais radicais do PT, mas deixa esses setores sem argumento para dizer que a substituição é um prejuízo para o partido, afinal de contas Florentino é filiado à agremiação de Wellington.

Monitorado

Políticos que colocaram o apelido de "Aspirador" em jovem e bem nutrido gestor, que estaria gastando fortuna em farras e voos, agora espalham que "ele está sendo monitorado".

Tudo em segredo

Corre em segredo de justiça investigação "pesada" contra empresário famoso por andar nas sombras, que conseguiu emplacar a namorada como presidente de comissão de licitação que o beneficiou bastante. A namorada foi demitida.

Destaque oposicionista

  • Foto: Lucas Dias/GP1Deputado Gustavo NeivaDeputado Gustavo Neiva

Colegas de Assembleia comentam que o deputado Gustavo Neiva (PSB) tem se saído muito bem depois que "resolveu fazer oposição de verdade".

Oposição construtiva

Procurado por este repórter, Gustavo Neiva disse que seguirá uma linha de "oposição construtiva", de alertar o Governo de seus erros sem qualquer ranço.

João pede tempo

  • Foto: Lucas Dias/GP1João de DeusJoão de Deus

O deputado João de Deus, líder do Governo na Assembleia Legislativa, pediu um tempo para que a empresa que administra hoje o terminal rodoviário de Teresina faça as melhorais esperadas porque é muito cedo para críticas tão duras.

Sem puxa sacos

  • Foto: Lucas Dias/GP1Robert Rios Robert Rios

Do deputado Robert Rios, ontem, da tribuna da Assembleia Legislativa: "não se constrói Governo com puxa sacos".

Chico candidato

  • Foto: Lucas Dias/GP1Chico Lucas, Preseidente da OABChico Lucas, Preseidente da OAB

Está preparando uma candidatura a deputado federal o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - secção do Piauí, Chico Lucas. Falta definir o partido.

Hora de gente nova

Políticos mais observadores concordam que a eleição do próximo ano será uma boa oportunidade para os novos, com perfis respeitáveis, diante do desgaste da classe político.

Renovação na Câmara

Os mesmos observadores, entre eles um deputado federal, concordam que poderá acontecer uma renovação de 50% na Câmara Federal.

O mais empolgado

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Vereador Venancio Vereador Venâncio

O vereador Venâncio Cardoso (PP), filho da deputada estadual Flora Izabel (PT) e do professor da Universidade Federal Cardosinho, era o mais empolgado na reunião que o senador Ciro Nogueira fez com os vereadores do partido na capital.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.