Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

MP-PI pede que instituições de ensino não cancelem contratos

No dia 16 de março, o governador Wellington Dias (PT) anunciou a suspensão das aulas da rede pública e orientou que as escolas privadas fizessem a mesma coisa.

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Procon e da 31ª e 32ª Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor de Teresina, expediu uma recomendação, no dia 26 de março, onde pede que as instituições de ensinos fundamental, médio e superior pedindo não cancelem os contratos firmados com os alunos devido a pandemia do coronavírus.

No dia 16 de março, o governador Wellington Dias (PT) anunciou a suspensão das aulas da rede pública e orientou que as escolas privadas fizessem a mesma coisa. As instituições privadas decidiram acatar o pedido do governador e desde então as aulas estão suspensas por um período inicial de 15 dias.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Ministério Público do Estado do PiauíMinistério Público do Estado do Piauí

Na recomendação o órgão ministerial pede que o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí que adote as medidas cabíveis “junto às suas filiadas da rede privada de ensino fundamental, médio e superior, para manter a execução dos contratos escolares firmados com os alunos, na forma pactuada, utilizando dos meios disponíveis de ensino à distância com a qualidade esperada pelo público alvo, com aulas que utilizem os meios digitais, enquanto durar a suspensão das aulas presenciais, de modo a garantir o acesso aos ensinos aos alunos”.

Destacou ainda que caso a instituição de ensino não consiga ofertar medidas alternativas de ensino, deve então seguir o regulamento e orientações do Ministério da Educação em relação aos contratos que foram firmados.

Nesse caso, o Ministério Público do Estado pede que seja revisto o contrato entre as partes, “ponderando a mediação como melhor forma de resolução de conflitos entre os interessados, resguardada a garantia do direito do consumidor no evento de força maior, amparado nos decretos dos Governos Federal e Estadual, respectivamente”.

NOTÍCIAS RELCIONADAS

Coronavírus: faculdades suspendem aulas durante 15 dias no Piauí

UFPI suspende aulas até abril devido a pandemia de coronavírus

Wellington suspende aulas de escolas e da Uespi devido ao coronavírus

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.