Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Covid-19: Governo do Piauí inicia hoje 4ª etapa de pesquisa

Equipes do Instituto Amostragem farão testes rápidos em residências de 11 municípios piauienses até o próximo sábado (23).

Começa nesta quarta-feira (20), a 4ª etapa da pesquisa do Governo do Piauí, realizada por meio da Secretaria de Estado da Saúde e o Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem), com testes rápidos para descobrir a taxa de infecção da Covid-19 no estado.

Conforme os dados apresentados pelo governo, na terceira etapa da pesquisa, que ocorreu de 12 a 15 de maio, o número de casos estimados foi de 36.120, ou seja 1,10%, sendo esse total duas vezes maior do que o visto na segunda etapa que foi de 17.148 casos, representando 0,52% da taxa de infecção da doença no estado. A primeira pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem foi no dia 25 de abril quando foram contabilizados 3.783 casos nos municípios visitados.

  • Foto: Instituto AmostragemAs pesquisas ocorrem em 11 municípios piauienses.As pesquisas ocorrem em 11 municípios piauienses.

A pesquisa será aplicada em 11 municípios de Norte ao Sul do Piauí e a previsão é de que 4000 pessoas sejam entrevistadas, por ser teste rápido o resultado sai em 15 minutos. As cidades escolhidas para essa etapa da pesquisa são Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Teresina, Oeiras, Floriano, Picos, Valença, São Raimundo Nonato, Corrente e Uruçuí. O diretor do Instituto Amostragem, João Batista Teles, explica que serão montadas 54 equipes formadas por pesquisadores e profissionais da saúde que visitarão residências escolhidas por meio de um sorteio para realizarem o teste rápido de Covid-19.

“O critério para a pessoa ser testada é um critério probabilístico, sorteamos o setor censitário, que é uma área que o IBGE fornece para cada município na zona Urbana, dentro desse setor vamos sortear o domicílio e no domicílio é escolhido um residente, se ele testar positivo é realizado o teste nos demais familiares”, explica o diretor.

Cuidados preventivos durante os testes

As equipes foram orientadas a realizar os testes e entrevistas na parte externa das residências como medida preventiva. No questionário, os profissionais levantam dados sobre sintomas e comorbidade, bem como aspectos de isolamento social, comportamento da população durante a pandemia e uso de máscara e álcool em gel. Ao retornarem, esses profissionais também passam por testes para assegurar que não haja nenhum contaminado entre eles.

“Os profissionais vão estar todos devidamente equipados, todos passam por teste de Covid-19 também, estão preparados e orientados a atender as pessoas na parte externa da casa. Temos todo um aparato de proteção, então peço para que as pessoas recebam nossa equipe sem medo”, finaliza João Batista.

A quarta etapa começa amanhã e vai até o próximo sábado, dia 23 de maio e os resultados devem serem apresentados para o governo do Estado na segunda-feira (25).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.