Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Avião com primeiras doses da vacina Coronavac pousa em Teresina

A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, por volta das 10h30 de hoje e chegou em Teresina por volta de 15h.

Davi Fernandes/GP1 1 / 6 Avião da FAB no céu Avião da FAB no céu
Davi Fernandes/GP1 2 / 6 Avião da FAB pousando em Teresina Avião da FAB pousando em Teresina
Davi Fernandes/GP1 3 / 6 Polícia Federal no Aeroporto Polícia Federal no Aeroporto
Davi Fernandes/GP1 4 / 6 Agentes da PF e Infraero Agentes da PF e Infraero
Davi Fernandes/GP1 5 / 6 Avião da FAB com doses da Coronavac chega a Teresina Avião da FAB com doses da Coronavac chega a Teresina
Davi Fernandes/GP1 6 / 6 Descarregamento das vacinas em Teresina Descarregamento das vacinas em Teresina

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com as primeiras 61.160 mil doses da vacina Coronavac pousou na tarde desta segunda-feira (18), por volta das 15h, no Aeroporto Petrônio Portella, localizado na zona norte de Teresina.

A aeronave decolou do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, por volta das 10h30 de hoje, logo após o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello autorizar o início da vacinação já nesta segunda em todo o país.

O Piauí inicia ainda hoje a vacinação com a Coronavac. Cinco profissionais da saúde que trabalham nas unidades hospitalares que compõem a Rede Estadual serão os primeiros que serão vacinados. A cerimônia será realizada no pátio da Sesapi, às 17 horas.

Os profissionais atuam nos Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella; Hospital Getúlio Vargas; Hospital da Polícia Militar; Hospital Infantil Lucídio Portella e Maternidade Dona Evangelina Rosa.

Serão 28.651 mil doses para profissionais da saúde, 10 para pessoas com deficiência institucionalizadas, 460 doses para pessoas com mais de 60 anos institucionalizadas e 21 para indígenas vivendo em terras demarcadas. O quantitativo engloba tanto a primeira e a segunda dose da vacina para os grupos previstos na primeira fase de vacinação do estado do Piauí.

Uso emergencial aprovado

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na tarde deste domingo (17), por unanimidade, o uso emergencial da Coronavac e da vacina de Oxford/AstraZeneca.

A reunião extraordinária que teve início às 10h10 e terminou às 15h20, contou com a votação de cinco diretores: Meiruze Sousa Freitas (relatora); Antonio Barra Torres (diretor-presidente); Cristiane Rose Jourdan Gomes (médica e bacharel em direito); Romison Rodrigues Mota - substituto (servidor da Anvisa); e Alex Machado Campos (advogado).

A diretora da Anvisa e relatora, Meiruze Freitas, votou pela aprovação e destacou que é preciso que o Instituto Butantan assine um termo de compromisso para apresentar dados de imunogenicidade da vacina até 28 de fevereiro (os relatórios sobre o tema foram considerados insuficientes). O termo assinado foi publicado em Diário Oficial da União.

Já a decisão sobre a vacina de Oxford vale apenas para o uso das 2 milhões de doses que o governo ainda tenta importar da Índia.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.