Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Francisco Costa quer inclusão de grávidas no grupo prioritário para vacinação

O projeto será analisado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O deputado estadual Francisco Costa (PT) apresentou projeto de lei, na Assembleia Legislativa do Piauí, que inclui as grávidas, mães que acabaram de dar à luz ou que estão amamentando no grupo prioritário para vacinação contra a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Segundo o deputado, que também é médico, “o objetivo é reduzir os riscos e prevenir a mortalidade materna e infantil no Piauí”. O projeto foi lido na sessão plenária virtual dessa terça-feira (13), e agora será analisado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Foto: Alef Leão/GP1Francisco Costa
Francisco Costa

Francisco Costa citou ainda estudos que comprovam grande risco de complicações obstétricas e para os bebês quando infectados pelo vírus, aumentando a probabilidade de mortes maternas e infantis, partos prematuros e abortamentos.

O parlamentar também mencionou na justificativa Nota Técnica 01/2021- DAPES/SAPS/MS, referente à administração da vacina contra a covid-19 em gestantes, puérperas e lactantes, na qual o Ministério da Saúde recomenda “a vacinação de gestantes que possuam alguma comorbidade preexistente, descritas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19: portadoras de diabetes, hipertensão arterial crônica, obesidade (IMC30), doença cardiovascular, asma brônquica, imunossuprimidas, transplantadas, doenças renais crônicas e doenças autoimunes”; e também que “a vacina pode ser oferecida para gestantes sem comorbidades após avaliação dos riscos e benefícios, principalmente em relação às atividades desenvolvidas pela mulher”.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.