Fechar
GP1

Brasília - Distrito Federal

Seleção de Vôlei do Piauí conquista 3º lugar no Campeonato Brasileiro

Com a conquista do 3º lugar, a equipe piauiense garantiu acesso à 1ª divisão da competição em 2023.

A Seleção de Vôlei do Piauí conquistou a medalha de bronze último sábado (28), na segunda divisão sub-20 do Campeonato Brasileiro de Seleções. A equipe piauiense conseguiu a terceira colocação após ganhar por 3 sets a 2 o Amapá.

A competição teve como medalhistas de ouro a Seleção do Espirito Santo que venceu o Rondônia por 3 sets a 0. Os três primeiros colocados garantiram acesso para a 1° divisão da competição em 2023.

Foto: ReproduçãoSeleção Paiueinse de Vôlei conquista o 3º lugar no Campeonato Brasileiro sub-20
Seleção Paiueinse de Vôlei conquista o 3º lugar no Campeonato Brasileiro sub-20

O trabalho inciado há três meses pelo técnico Antônio Cardoso, o Toinho, contou com uma série de percalços no caminho até o pódio. Com atletas recém-iniciados na modalidade, dois deles provenientes do atletismo, a seleção treinou e contou com a participação do meio de rede Makollys Gabriel e o ponteiro oposto Matheus Ferreira, dois piauienses que atuam no Sesi de São Paulo e ELASE de Santa Catarina. Para Toinho, a experiência mostrou uma evolução da equipe, que tropeçou outras vezes que esteve na disputa.

“É a 4ª vez, a 3ª à frente enquanto técnico e uma como assistente, e a gente sempre tropeçava na estreia, essa estreia era o ponto-chave para a gente se classificar entre os quatro e fosse disputar as semifinais para poder ficar entre as três primeiras e, assim, ter acesso a 1ª divisão, mas, dessa vez, a gente se preparou bem, e nós falamos bastante sobre iniciarmos com vitória, porque era essencial”, disse Toinho.

Caminhos trilhados

A equipe viajou para Brasília no dia 23 de maio e ficou hospedada próximo a AABB/DF, local do evento. Com uma sequência de jogos pela manhã, o time estreou contra a seleção de Rondônia e venceu por 2 a 1. O caminho ainda teve vitórias contra o Acre e Amapá (2 sets a 1), Tocantis e Sergipe (por 3 a 0).

“Na semifinal nós perdemos para Rondônia, que havíamos vencido e ganhamos a decisão do 3º lugar contra a equipe do Amapá por 3 a 2, jogo no qual era importante que nós vencêssemos e saíssemos com a medalha e, acima de tudo, fazendo parte do pódio para que fizéssemos parte da 1ª divisão”, contou o técnico.

Confira um trecho da trejatória do time.

Filosofia

Toinho contou sobre a expectativa com o evento e o trabalho para que o grupo entendesse seu papel dentro da competição. Para o técnico, é importante que o time entenda que ‘o Piauí não pode ser saco de pancada de ninguém’, e não foi. Com um primeira fase muito boa, os piauienses chegaram à 1ª divisão das seleções da categoria.

“Eu coloquei minha filosofia de trabalho para eles, fiz com que eles comprassem essa ideia e ele compraram, seguiram à risca aquelas orientações que eu propus a eles e a gente conseguiu dar um passo a mais, que era ter uma pontuação boa e se classificar para semifinal, ficamos em 2º no geral, só perdemos para o Espírito Santo, que foi campeão”, finalizou o técnico.

Foto: ReproduçãoEquipe recebeu as medalhas
Equipe recebeu as medalhas

Próximos passos

Agora, a equipe se prepara para as competições regionais em Teresina.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.