Fechar
GP1

Eleições 2022

Procurador quer retirada de postagem contra Joel Rodrigues no Instagram

Ministério Público Eleitoral foi favorável à representação ajuizada pelo diretório estadual do PP.

O Ministério Público Eleitoral, por meio do procurador regional eleitoral Kelston Pinheiro Lages, se manifestou pela procedência de representação interposta pelo diretório estadual do Progressistas em face de Benedito Ângelo de Carvalho Avelino Veloso, pedindo a imediata remoção de uma postagem considerada ofensiva contra o pré-candidato ao Senado, Joel Rodrigues. O parecer foi expedido no dia 22 de julho.

De acordo com a representação, no dia 09 de julho deste ano Ângelo de Carvalho teria publicado, em uma página no Instagram intitulada “TV Piquí”, um vídeo com uma montagem de imagens de Joel Rodrigues, “associada a uma música cujo teor trazia inverdades sobre a elegibilidade daquele, bem como ofensas a sua honra através de expressões injuriosas, de nítido teor discriminatório e racista”.

Foto: Lucas Dias/GP1Ex-prefeito de Floriano Joel Rodrigues
Joel Rodrigues

No vídeo, segundo o diretório do Progressistas, consta uma falsa informação de que Joel Rodrigues estaria inelegível.

“A letra da música foi transcrita, com os seguintes dizeres: Me diz com quem tu andas, que eu digo quem é tu, quem anda com ficha suja tá no meio do andu, nem candidato pode ser e quer dar uma de bonzão, sai pra lá saruê, o povo não te quer mais não, sai pra lá saruê, sai pra lá o saruê, pula guru povão não quer você, sai pra lá saruê, sai pra lá saruê”, consta na representação.

Foto: Reprodução/InstagramPublicação no Instagram
Publicação no Instagram

O diretório do Progressistas alegou que Ângelo de Carvalho utilizou-se de propaganda eleitoral antecipada negativa, com ofensas ao pré-candidato.

Parecer

Analisando os autos, o procurador Kelston Peinheiro Lages entendeu que esse tipo de conteúdo veiculado deve ser evitado, sob pena de comprometer a higidez do processo eleitoral. Diante disso, ele se manifestou favorável à procedência da representação, que tem como relator o juiz Agliberto Gomes Machado.

“As palavras veiculadas por meio de música e divulgadas nas redes sociais não podem ser consideradas apenas ácidas e agudas, pelo que devem ser evitadas, sob pena de comprometer a higidez do processo eleitoral, da igualdade de chances e da proteção da honra e da imagem dos candidatos eleitorais. Diante do exposto, o Ministério Público Eleitoral manifesta-se pela procedência da Representação, para determinar a retirada do conteúdo impugnado do site utilizado para a sua veiculação (Instagram), bem como a condenação do representado ao pagamento da multa”, concluiu o procurador.

Outro lado

Procurada pelo GP1, a TV Piquí se manifestou por meio de nota, afirmando que o grupo político do qual Joel Rodrigues faz parte precisa de mais “senso de humor”.

Leia na íntegra a nota:

Está faltando senso de humor entre os membros da coligação encabeçada por Silvio Mendes e Joel. Fazemos um humor ácido, é verdade. Somos mais críticos a eles muito em função da hostilidade que nos trataram desde o início das nossas entrevistas com eles. Não nos restou opção. Essa posição do Ministério Público Eleitoral não é uma sentença. Esperamos que a justiça não se deixe levar por uma postura que venha a cercear a liberdade de expressão, o humor, o lado espirituoso de tratar a política partidária, que é tão chata.

Abaixo a censura!

Seguimos firmes com nossa TV PIQUÍ!

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.