Fechar
GP1

Esportes

Governo do Catar freta voo para retirar atletas afegãos de Cabul

'É um grande dia para todos nós', comemora a jogadora de basquete Tahera Yusofi.

Dezenas de atletas afegãos, incluindo muitas mulheres, deixaram o país nesta quarta-feira a bordo de um avião com destino a Doha, como parte de uma série de evacuações organizadas pelo governo do Catar em cooperação com a Fifa.

"Havia 369 passageiros no voo e mais de 55 pessoas foram evacuadas em coordenação com a Fifa", disse um alto funcionário do Catar em um comunicado.

Esses voos fretados pelo Catar se tornaram um dos poucos pontos de saída do Afeganistão, depois que o Talibã assumiu o poder em meados de agosto.

Depois de alunos de música e seus professores no dia 5 de outubro, nesta quarta-feira as estrelas do esporte tiveram a oportunidade de deixar o Afeganistão.

"É um grande dia para todos nós, pois, depois de muitas semanas de espera, nossa jornada pode finalmente começar e estamos muito felizes", disse a jogadora de basquete Tahera Yusofi, de 28 anos, que está confiante de que vai morar no Canadá.

Durante seu regime ultraconservador entre 1996 e 2001, o Talibã proibiu o esporte. Após seu retorno ao poder, esse movimento islâmico tolera parcialmente o esporte para os homens, mas o proíbe para as mulheres.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.