Fechar
GP1

Esportes

Rei do Futebol: Pelé ficou conhecido pelos gols feitos e não feitos

Além de diversos marcos na história do futebol, somente Pelé pode ser conhecido por tal afirmação.

Conhecido como o Rei do futebol, detentor de grandes recordes na história do esporte, Pelé é sem dúvidas conhecido até por aqueles que não são amantes de futebol. Revelado pelo Santos e o responsável pelo grande valor que carrega a camisa 10, o Rei Pelé obteve diversas conquistas em sua carreira no futebol, de ser o jogador mais jovem a estreia em uma Copa do Mundo e a marcar mais de 1.000 gols em sua carreira, o jogador brasileiro fez história no futebol.

Pelé fez sua estreia em uma Copa do Mundo em 1958, o jogador entrou no terceiro jogo da fase de grupos contra a União Soviética, não chegou a marcar gols, mas a partir dali, aos 17 anos, Pelé começou a escrever a sua história com a camisa brasileira, o primeiro gol em Copas viria somente nas quartas de final, contra o País de Gales, o gol acabou dando a classificação do Brasil para as semis.

Foto: Reprodução/TwitterPelé comemora gol em vitória por 4 a 1 sobra a Itália
Pelé comemora gol em vitória por 4 a 1 sobra a Itália

Ídolo de todos os jogadores, Pelé possui marca histórica de ter alcançado 1.281 gols na carreira, número que nenhum outro jogador sequer chegou perto de alcançar. O jogador foi o primeiro a marcar mil gols, em 1969, no dia 19 de novembro, o jogador fez o seu milésimo gol. Em partida contra o Vasco, o Rei do Futebol converteu cobrança de pênalti e escreveu o seu nome mais uma vez na história do esporte.

Com seus gols decisivos e históricos, Pelé conquistou cerca de 60 títulos, juntando clubes e seleção, mas também nem só de gols marcados o Rei ficou conhecido. Os gols não feitos pelo jogador também fizeram parte de sua história. Em 1970, no tricampeonato do Brasil, na estreia contra a Tchecoslováquia, o jogador quase fez um belo gol de fora da área.

Pelé havia tentando alcançar a meta do adversário com um belo chute de fora da área, mais precisamente o meio de campo, a finalização tinha endereço certo e seria histórico se marcasse, mas a bola não alcançou a meta e passou raspando na trave. Mesmo sem ter feito o gol, Pelé ficou conhecido como o primeiro jogador a tentar tal feito, após isso, outros jogadores tentaram a finalização e conseguiram o objetivo.

Foto: Reprodução/TwitterPelé fez história no futebol mundial
Pelé fez história no futebol mundial

O feito culminou na expressão conhecida até hoje no mundo do futebol: “O gol que Pelé não fez”, se referindo a tentativa do craque. Ainda em 1970, outro gol não inédito não foi convertido pelo Rei, na semifinal contra o Uruguai, o jogador deu um drible de tirar o fôlego em cima do goleiro Mazurkiewicz, mas a bola acabou indo para a fora, os torcedores até tentaram fazer a bola entrar no gol ao se levantarem, mas não aconteceu.

O eterno camisa 10, hoje, nesta quinta-feira (29), faz todo o mundo lamentar a sua morte. Apenas ele pode ser lembrado pelos gols que fez e os que não fez dentro da história do futebol.

Pelé estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde lutava contra um câncer no cólon. Pelé deu entrada no hospital no dia 29 de novembro de 2022. Naquele momento, apesar de apresentar um quadro de edema generalizado e anasarca (inchaço generalizado), o Rei do Futebol estava no quarto e estável.

O Rei do Futebol foi diagnosticado com um câncer no cólon em setembro de 2021, quando fazia exames de rotina. No mesmo ano, Pelé fez uma cirurgia para retirada do tumor e ficou internado durante um mês até poder voltar para casa, onde morava com a esposa Márcia Aoki, de 57 anos. Em fevereiro deste ano, Pelé foi diagnosticado com uma infecção urinária e esteve internado durante duas semanas.

Por meio de boletim, a equipe médica do Hospital Israelita Albert Einstein confirmou a morte de Pelé às 15h27, em decorrência de falência múltipla dos órgãos.

Boletim médico

São Paulo, 29 de dezembro de 2022 - O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no dia de hoje, 29 de dezembro de 2022, às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia.

O Hospital Israelita Albert Einstein se solidariza com a família e todos que sofrem com a perda do nosso querido Rei do Futebol.

Dr. Fabio Nasri, geriatra e endocrinologista no Hospital Israelita Albert Einstein

Dr. Rene Gansl, oncologista no Hospital Israelita Albert Einstein

Dr. Alexandre Holthausen, cardiologista no Hospital Israelita Albert Einstein

Dr. Miguel Cendoroglo Neto, Diretor-Superintendente Médico e Serviços Hospitalares do Hospital Israelita Albert Einstein.

ALBERT EINSTEIN HOSPITAL ISRAELITA

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.