Fechar
GP1

Esportes

Svitolina diz que todo dinheiro que ganhar vai para exército ucraniano

Principal tenista da Ucrânia cumprimenta rival e diz que atletas não têm culpa pela guerra.

A ucraniana Elina Svitolina anunciou no começo da semana que abandonaria o Aberto de Monterrey ao saber que teria pela frente a russa Anastasia Potapova. Seria um protesto contra a invasão de seu país. A organização do evento, porém, aceitou suas exigências para que não tivessem referências russas na competição (símbolos, bandeiras e o hino) e acabou entrando em quadra vestida de azul e amarelo, cores de sua nação. Após a vitória, a tenista disse que todo dinheiro que ganhar "vai mandar para o exército ucraniano."

Principal cabeça de chave do torneio mexicano, no qual ergueu o troféu em 2020, Svitolina não tomou conhecimento da rival, ganhando em somente 64 minutos por 6/2 e 6/1. Ela cumprimentou a oponente após o triunfo e garantiu que os tenistas não têm culpa da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Foto: Reprodução/FacebookElina Svitolina
Elina Svitolina.

"Hoje foi uma missão muito especial para mim. Estou muito triste, mas ao mesmo tempo feliz por jogar tênis aqui. Eu estava concentrada em uma missão para o meu país. Desde o início, era importante estar pronta para o que viesse a seguir", afirmou a tenista de 27 anos, admitindo que estava pronta para ir à guerra. "Não culpo nenhum atleta russo, eles não são responsáveis pela invasão de nossa pátria."

Svitolina viu todas as confederações do tênis mundial se juntarem para anunciar a proibição de símbolos da Rússia e de Belarus em uniformes ou mesmo em bandeiras nas quadras, assim como houve a proibição de os hinos serem tocados antes das partidas. Somente por essa decisão, ela aceitou jogar.

Ganhar no México virou obsessão para que possa ajudar o exército ucraniano. Ela admitiu que suas premiações serão destinadas às forças armadas do país e quer embolsar os 31 mil dólares de prêmio que a campeã em Monterrey levará. "Todo o dinheiro que eu ganhar em prêmios irá para o exército ucraniano", garantiu Svitolina.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.