Fechar
GP1

Esportes

Fifa anuncia banimento de Luis Rubiales do futebol por três anos

O ex-presidente da Federação Espanhola beijou a jogadora Jenni Hermoso, sem o consentimento.

A FIFA baniu Luis Rubiales, ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), por três anos de todas as atividades relacionadas ao futebol após uma decisão do Comitê Disciplinar da entidade nesta segunda-feira (30). O Comitê levou em consideração todos os eventos ocorridos durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina, quando Rubiales beijou Jenni Hermoso sem o consentimento dela.

O ex-presidente já estava suspenso provisoriamente do futebol por 90 dias. A decisão da FIFA foi divulgada em um comunicado oficial da entidade, no qual é explicado que Rubiales cometeu uma violação do artigo 13 do Código Disciplinar da FIFA, o qual está relacionado ao "comportamento ofensivo e violações dos princípios do fair play".

De acordo com o comunicado da FIFA, Rubiales tem dez dias para solicitar uma decisão fundamentada. Além disso, o ex-presidente da Federação Espanhola também pode recorrer e apresentar um recurso ao Comitê de Apelações da entidade.

Após o grande impacto causado pelo beijo forçado de Rubiales em Jenni Hermoso, o dirigente renunciou ao cargo de presidente e à posição de vice-presidente da UEFA. Na ocasião, Rubiales afirmou que as punições sofridas tornavam impossível sua continuidade no cargo.

Confira o comunicado da Fifa

O Comitê Disciplinar da FIFA proibiu Luis Rubiales, antigo presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), de todas as atividades relacionadas com o futebol a nível nacional e internacional durante três anos,por violação do artigo 13 do Regulamento Disciplinar da FIFA.

Este caso refere-se aos acontecimentos ocorridos durante a final da Copa do Mundo Feminina da FIFA, em 20 de agosto de 2023 , pela qual o Sr. Rubiales foi suspenso provisoriamente por um período inicial de 90 dias.

Rubiales foi notificado nesta segunda dos termos da decisão do Comitê Disciplinar da FIFA. De acordo com as disposições pertinentes do Código Disciplinar, ele tem dez dias para solicitar uma decisão fundamentada, que, se solicitada, será posteriormente publicada legalmente em FIFA.com. A decisão permanece sujeita a um possível recurso perante o Comitê de Apelações da FIFA.

A FIFA reitera o seu compromisso absoluto em respeitar e proteger a integridade de todas as pessoas e em garantir que as regras básicas de conduta decente sejam respeitadas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.