Fechar
GP1

Esportes

Retrospectiva: veja os destaques do esporte piauiense em 2023

Mesmo sem muito apoio e incentivo, os atletas do estado brilharam em competições Brasil afora.

Mesmo sem muito apoio e incentivo, o esporte e os atletas piauienses conseguiram grandes conquistas em 2023. O estado brilhou em competições regionais, nacionais, continentais e internacionais.

Com esse cenário, o GP1 Esporte listou cinco modalidades que se destacaram neste ano. O futebol 7, que contou com a hegemonia do Resenha no país, o badminton, com atletas do Piauí que dominaram a seleção brasileira e os pódios, o atletismo, com a presença de piauienses entre os cinco melhores do ranking nacional, o Judô, que teve um número expressivo de medalhas e para finalizar o boxe, com o primeiro evento profissional no estado, que teve a presença de Popó e conquista de título inédito.

Fu7: Resenha conquista o Brasil e a América

Por mais que não tenha muitos atletas do Piauí em seu elenco, o Resenha representa bem o estado no futebol 7, se tornando uma das melhores equipes da modalidade no Brasil. Em 2023, a equipe venceu praticamente todas as competições que disputou no âmbito continental, nacional, regional e estadual. Dos 10 títulos disputados neste ano, o Rubro-Negro conquistou oito.

Foto: Resenha Esportes Sorte FCResenha derrota Corinthians e se sagra campeão da Liga das Américas
Resenha derrota Corinthians e se sagra campeão da Liga das Américas

Sob o comando do técnico piauiense Clemilton Miranda, o Resenha conquistou a Liga das Américas (competição equivalente a Libertadores), Liga Fut7 (maior torneio do Brasil na modalidade), Copa da Liga, Copa do Brasil, The Liga (maior torneio do Piauí), Taça Governador, Copa do Piauí e Copa dos Campeões. Com os títulos, o Rubro-Negro conseguiu o feito inédito da tríplice coroa nacional.

Badminton: atletas piauienses brilham e mostram a força do nosso estado para o mundo

Outro esporte que representa bem o Piauí, Brasil afora, é o badminton. Um fato de comprova esse feito é a quantidade de atletas do estado na seleção brasileira. Dos oito atletas convocados para os Jogos Pan-americanos de Santiago 2023, cinco foram piauienses. Entre esses nomes o que ganhou mais destaque neste ano foi Sânia Lima, vencedora Prêmio Brasil Olímpico no badminton, sendo considerada a melhor atleta do Brasil no esporte neste ano.

Durante a temporada 2023, Sania Lima conquistou duas medalhas de bronze nos Jogos Americanos de Santiago, uma prata no V El Salvador Internacional Challenge, um bronze no XXVI YONEX Pan Am Individual Championships e um ouro no Brasil International Séries. Os feitos não param por aí, já que ocupa a 49ª posição do ranking mundial das duplas mistas ao lado do carioca David Silva, sendo a melhor de um brasileiro na corrida para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Foto: Reprodução/InstagramSania Lima e Juliana Viana são eliminadas nas quartas de final
Sania Lima e Juliana Viana são eliminadas nas quartas de final

O bom desempenho é de família, já que Sâmia Lima, irmã mais velha de Sânia, também integra a seleção brasileira e teve resultados importantes durante o ano. A piauiense foi medalha de ouro no Brazil International Series e prata no Aberto de Badminton de Santo Domingo. Samia também compôs a delegação do Brasil no El Salvador International, no Mundial da Dinamarca, Aberto dos Estados Unidos, Challenge do México e Pan-Americano.

A dobradinha de irmãos entre Sania e Samia na seleção de badminton não é a única, já que os também piauienses Francielton e Fabrício Farias. Assim como Samia, a dupla somou ótimas participações nas competições internacionais, conquistando medalhas em algumas delas. Outro grande destaque do Piauí é Jaqueline Lima, que é figurinha carimbada nos torneios mundiais e forte concorrente nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Foto: Reprodução/InstagramMarco Vasconcelos e seleção brasileira de Badminton
Marco Vasconcelos e seleção brasileira de Badminton

A grande revelação foi Juliana Viera, que se fez presente em praticamente todas as competições internacionais em 2023 e conseguiu grandes feitos. Além das pratas e bronzes acumulados ao decorrer de sua trajetória neste ano, a piauiense levou o ouro no El Salvador International e na Etapa de Santo Domingo, conquistando dois títulos internacionais na temporada. Atual número 62 do ranking mundial, a atleta também é outro forte nome para defender o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Atletismo: Piauí bem representado nas pistas

Os piauienses também mostraram sua força nas pistas em 2023. Destaque para a categoria feminina, onde Letícia Lima e Keyla Barros terminaram o ano entre as cinco melhores do país. No masculino, João Henrique Falcão foi e segue sendo o grande nome do estado. Além disso, também vimos atletas do Piauí garantindo medalhas e tendo bom desempenho no Campeonato Brasileiro Sub-18 e Norte-Nordeste Sub-18.

Medalhista Pan-Americana e destaque no sub-23 do Brasil, Letícia Lima conseguiu grandes marcas e terminou o ano na quarta colocação dos 400m rasos e quinta nos 200m rasos, de acordo com Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Em 2023, a piauiense conquistou cinco medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro Sub-23 em todas as categorias que disputou, garantiu a prata e o bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago e a ficou em segundo nos Jogos Universitários Mundiais (Universíade). Com os resultados, Letícia Lima segue firme por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Foto: CBATJoão Henrique e Letícia Lima
João Henrique e Letícia Lima

Assim como Letícia Lima, Keyla Barros também encerrou 2023 entre as cinco melhores do ano no país. A piauiense ficou na 5ª dos 1500m rasos e durante a temporada, foi vice-campeã mundial paraolímpica. Natural de Água Branca, a atleta é outro nome forte para compor a delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Keyla é classe T20 e treina no estado de São Paulo.

Em seu desempenho mais expressivo no ano, João Henrique Falcão conquistou dois pódios de primeiro lugar em duas provas individuais, na de 200m e 400m, Jogos Universitários Brasileiros (JUB’S). Com o desempenho, o piauiense foi um dos representantes do Brasil nos Jogos Universitários Mundiais (Universíade), mas por conta de uma mal-estar, acabou não tendo um bom desempenho e não trouxe medalhas para o estado.

Foto: Reprodução/TwitterA piauiense Antônia Keyla da Silva, foi vice-campeã na categoria dos 1500m para deficientes intelectuais
A piauiense Antônia Keyla da Silva, foi vice-campeã na categoria dos 1500m para deficientes intelectuais

No âmbito nacional, as promessas do Piauí mostraram sua força no Campeonato Brasileiro Sub-18 de Atletismo, mesmo com dificuldades e apenas dois atletas. Em Aracaju, João Guilherme, do clube SEMEAR de Picos, ficou em segundo lugar no lançamento de martelo, com uma marca de 57m33cm. Benedito de Vieira, da cidade de Valença do Piauí, não subiu ao pódio, mas ficou na sexta posição no decatlo.

No Norte-Nordeste Sub-18, o Piauí conseguiu levar mais atletas e consequentemente mais medalhas. Ao todo, foram três medalhas. João Guilherme brilhou novamente, conseguindo o ouro no lançamento de martelo, com a marca de 54,37m, consagrando o melhor de sua carreira. Fechando as conquistas, Elvis ficou em segundo lugar no arremesso de peso e Maria Eduarda com a terceira colocação no lançamento de dardo.

Judô: Ippon para o Piauí

Tendo Sarah Menezes como maior referência no Piauí, o Judô foi esporte bem representado no estado. O maior representante em 2023 foi Stanley Torres, que conquistou nove medalhas em 2023, sendo oito ouros. Entre os resultados mais expressivos, o piauiense ficou em primeiro lugar no Campeonato Mundial de Polícias e Bombeiros no Canadá, ouro no Pan-Americano Kata, bicampeão do Campeonato Sul-Americano de Veteranos, além do título em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. As conquistas fizeram Stanley se torna o primeiro atleta de judô piauiense a se tornar campeão mundial. Ele foi campeão da seletiva do campeonato brasileiro regional este ano e conquistou sua 12ª medalha na competição.

Foto: Divulgação/PM PISoldado Stanley Torres
Soldado Stanley Torres

Os novos talentos também deram um show em 2023. No Pan-Americano, a delegação piauiense voltou para o estado com três medalhas. José Henrique, da categoria sub-13, até 42kg, levou o ouro. Jeissiara Gomes também ficou em primeiro no sub-15, até 36kg. A trinca de medalhas foi fechada com Maycon Douglas, que conseguiu a prata no sub-15. No Campeonato Brasileiro, Maycon Araújo e Yasmin Axiotes subiram no pódio. Ambos conquistaram o bronze na categoria sub-15, em Curitiba, no Paraná.

Fechando o ano com mais medalhas, Kayla Macedo ficou em terceiro lugar, Campeonato Brasileiro Interclubes de Judô Seletiva Nacional- Sub 18 e Sub 21. A piauiense é atleta Associação de Judô Expedito Falcão (AJEF), entidade filiada ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), localizada em Teresina. A equipe tem como técnico o Professor e Campeão Olímpico Expedito Falcão.

Foto: Arquivo pessoalDelegação piauiense de Judô
Delegação piauiense de Judô

Boxe: primeiro campeonato profissional e conquista inédita de Eduardo Gomes

O ano também marcou o primeiro campeonato de boxe no Piauí, o Extreme Boxe. O evento contou com a presença de Popó, ex-atleta tetracampeão mundial e principal expoente do esporte no país atualmente. O evento é idealizado por Popó e Ulysses Pereira, ex-técnico da seleção brasileira, em 2012. Com um nome do Piauí brigando por cinturão, o público se fez presente no Pavilhão Delta do Centro de Convenções de Teresina.

Foto: Lucas Dias/GP1Eduardo Gomes, Campeão Brasileiro de boxe na modalidade super pena
Eduardo Gomes, Campeão Brasileiro de boxe na modalidade super pena

A principal luta foi justamente de um piauiense, Eduardo Gomes, que venceu João Victor (São Paulo) por nocaute. O feito marcou o primeiro título de campeão brasileiro para o Piauí. Eduardo Gomes é o único atleta do Piauí reconhecido pelo Conselho Nacional de Boxe, e começou no esporte em 2015, através do projeto social Fábrica de Campeões, fundando por Marcos Oliveira, presidente Federação Piauiense de Boxe Amador e Profissional (FEPIBAP).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.